Pediatria na Atenção Primária – Um olhar dos estudantes de Medicina da UNOESTE

14 votos

No período do dia 20 de maio à 30 de maio de 2019, um grupo de alunos do oitavo termo do curso de Medicina da UNOESTE  passaram pela UBS São Pedro na cidade de Presidente Prudente – SP, onde puderam acompanhar durante uma semana o atendimento na pediatria sob supervisão do Dr. Roberto Motta Chaves. Essa prática faz parte da disciplina Saúde da Criança, a qual coloca os alunos em maior contato com os pacientes através de atendimentos de puericulturas e outros atendimentos de lactentes e pré-escolares.

Toda a prática na UBS foi basicamente voltada para a monitorização do crescimento e do desenvolvimento das crianças dentre outros objetivos como: esclarecer as nutrizes quanto à técnica de aleitamento e à importância deste na prevenção de doenças infecciosas; reverter a tendência ao desmame precoce; verificação e alertar sobre imunização; assistência e controle das infecções respiratórias agudas e das doenças diarreicas; diminuição das alterações nutricionais decorrentes do problema diarreico, por meio de abordagem nutricional, orientação sobre higiene pessoal, saneamento domiciliar e peridomiciliar, cuidados na preparação e conservação dos alimentos.

Essas monitorizações fazem parte das ações básicas de saúde e devem ser realizadas em todas as consultas, pois podem detectar antecipadamente desnutrição e outros tipos de agravos. As ações básicas instituídas para o atendimento infantil nos serviços de saúde precisam ser suficientes para detectar e prevenir doenças de risco. É atribuição da assistência primária atuar na promoção e na manutenção do estado de saúde da população infantil por meio do atendimento e do acompanhamento em programas de atenção à criança. Quando o caso apresentar maior complexidade diagnóstica e terapêutica, deve ser encaminhado para serviços de maior complexidade.

REFERÊNCIA: ISSLER H. et al. Pediatria na Atenção Primária. 1ª ed. São Paulo. 2002.