Pela Luz dos Olhos Teus: Saúde do trabalhador em um CAPS III da Região Metropolitana de Recife

9 votos

“Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar”… E foi assim que a equipe de um CAPS III da Região Metropolitana de Recife iniciou a sexta, dia 28 de julho de 2023. Esse momento foi pensado pela nova gerente administrativa que identificou que os profissionais não se encontravam no serviço. Um encontro, por assim dizer, mais afetivo, sensível e humanizado.

Estavam presentes neste encontro enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo e auxiliares administrativos, sendo a atividade conduzida pelo psicólogo e enfermeiro. Trouxemos uma música norteadora para ser compartilhada: a canção “Pela Luz dos Olhos Teus”, de Vinícius de Morais, que simboliza o acolhimento e a expressão dos sentimentos por meio do encontro dos olhares nas relações.

No encontro discutimos inicialmente sobre as práticas profissionais, refletindo sobre individualismo, posturas técnicas nas relações, e práticas automatizadas, o que impede muitas vezes de nos olharmos e escutar o outro em meio ao cotidiano de trabalho intenso e desgastante no CAPS.

Posteriormente, seguimos com uma dinâmica onde fizemos um exercício de olhar o outro a partir das qualidades que ele apresenta e das contribuições que já fez/faz no serviço. Para isso, escrevemos os nomes dos presentes em um papel e fizemos um sorteio, no qual cada participante tirou um nome para dialogar sobre a pessoa (tipo amigo secreto). A música tema estava tocando no fundo o tempo inteiro para produzir uma ambiência acolhedora e afetiva.

A dinâmica possibilitou aos profissionais apontar as qualidades e, em alguns momentos, possibilitou também o compartilhamento de palavras de agradecimento e reconhecimento que outrora não foram ditas. Lágrimas de gratidão, abraços e sorrisos não faltaram neste momento.

Finalizamos o encontro discutindo a importância de nos olharmos e nos encontrarmos no cotidiano do trabalho, de modo a construir uma relação mais humanizada e dialógica para efetivar um único objetivo comum a todos da equipe: proporcionar um atendimento de qualidade aos usuários e usuárias do CAPS.

Os encontros estão acontecendo todas às terças e sextas com todos os profissionais presentes no dia (diaristas e plantonistas) e antes de iniciarmos as atividades da manhã. A proposta da atividade é proporcionar o encontro e o diálogo entre os diferentes profissionais, e colaborar para o cuidado à saúde mental do trabalhador.