Pensando e passando pelas Conferências Macrorregionais de Saúde Mental em Santa Catarina

10 votos

Numa dessas maravilhosas viradas do destino, fui convidado pela Comissão Organizadora da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental-SC, a fazer participações especiais em todas as 7 etapas Macrorregionais.  Tirei férias no final de Maio e pude estar presente em Blumenau, Itajaí e Chapecó.

Em Blumenau fui recebido com todo carinho pela Patrícia Silva, editora da Rede HumanizaSUS… que me buscou na rodoviária e me levou visitar a Vila Germânica (onde é realizada a famosa Ocktoberest)

No dia seguinte dividi a fala disparadora com a maravilhosa Enfermeira Denise Thum, conheci o pessoal da Enloucrescer e enfrentei de peito aberto o representante das Comunidades Terapêuticas!

Na mesma semana estive em Itajaí, onde conheci o Mercado Público. Participei da segunda Macro, onde dividi a fala disparadora com a querida Enfermeira Heloísa Helena Venturi Luz, fiz uma fala aparentemente simples mas que fez o maior sucesso, pois falei das lutas que devem se unir à Antimanicomial, ou seja combater o Racismo, a Homofobia, o Machismo e o Capacitismo…além de ter sido maravilhoso terminar minha fala cantando Raul com a Rita, Terapeuta Ocupacional.

Depois de mais de 12 horas de viagem de ônibus, estive em Chapecó, onde dividi a fala com a incrível Psicóloga Sandra Lúcia Vitorino, a quem agradeço eternamente essa maravilhosa oportunidade de fazer parte dessas Conferências.

Nesta mesma oportunidade critiquei severamente as práticas higienistas do atual prefeito da cidade que está promovendo internações involuntárias das pessoas em situação de rua, contrariando os direitos humanos e os princípios da Reforma Psiquiátrica!

Por fim nos dias 21 e 22/06/2022 tive a oportunidade de dividir com Denise e Sandra, a fala disparadora da Conferência Macrorregional de Saúde Mental do Planalto Norte e Nordeste em Joinville, onde fiz jus ao fato da cidade ser conhecida por Cidade das Flores.

 Ofereci flores para a minha mãe primeiramente e em seguida para todas as Terapeutas Ocupacionais que me atenderam em CAPS, num Crossover épico e necessário entre o CAPS Vida Ativa (Adriana Fernandes) e o CAPS III dê-Lírios ( Ana Lúcia Urbanski, Shirlei Vicente e Danny Dreschler)! Também ofereci flores para a Psicóloga Joice Pacheco.

 

Por questões de agenda não pude estar presencialmente na Conferência em Concórdia-SC

Também foi por vídeo que estive em Criciúma-SC

E com provocações mais sérias  estive virtualmente em Biguaçu-SC

Semana que vem estarei na 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental de Santa Catarina, onde irei relatar como fui ” Do manicômio à Presidência da República” mas não quero falar ainda de Presidência da República, então como queria o Sérgio Aragaki… vamos esperançar