Planejamento semestre 1/2022 do Curso Médico da UNOESTE envolve representantes da Academia Serviço
A Atenção Primária à Saúde se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a manutenção da saúde.
O Programa de Aproximação Progressiva à Prática da Universidade do Oeste Paulista, no Campus de Presidente Prudente – SP (PAPP/FAMEPP/UNOESTE), insere os estudantes do Curso Médico em oito Estratégias Saúde da Família, nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Como Facilitadores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE utilizamos Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem como a Problematização, com foco na Criação de Ambientes Saudáveis para as comunidades ligadas às Estratégias Saúde da Família.
Os Professores se reuniram com as Gerentes das ESFs, na primeira quinzena de fevereiro, para programarem as ações dos estudantes, dos termos 1 ao 5, da Graduação Médica, nas ESFs para o primeiro semestre de 2022.
Em relação à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, a Gerente da ESF sugeriu que retomemos os Planos de Ação ligados ao Programa Saúde na Escola.
Em relação aos indicadores estratégicos que foram definidos pelo Programa Previne Brasil, e que serão monitorados pelo Ministério da Saúde, por meio de informações registradas em sistemas eletrônicos, para o primeiro semestre de 2022, a Gerente da ESF citou algumas áreas estratégicas, que poderiam ser alvo de Visitas Domiciliares supervisionadas pelos Facilitadores PAPP. Os indicadores são: Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas. A Facilitadora sugeriu que sejam definidas as metas esperadas para cada um desses indicadores.
A ação foi considerada positiva pelas participantes do planejamento realizado entre Academia e Serviço (UNOESTE/Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente) para o semestre 1 de 2022.
Por Alex Wander Nenartavis
Muito importante o estabelecimento de parcerias entre profissionais de saúde, instituições de ensino e comunidade, Professora Larissa Pereira. A literatura aponta essas ações como importantes estratégias para facilitar a construção do conhecimento a partir da reflexão crítica da realidade, da articulação entre teoria e prática e da integralidade da atenção.
Congratulações!