469 anos anos da Cidade de São Paulo.
Iniciamos nossa jornada à caminho da 17ª Conferência Nacional de Saúde num aquecimento em Roda de Conversa para a Pré-conferência de Saúde do Butantã, que ocorrerá no mesmo local, no sábado, em três dias.
Após a apresentação da gestão dando informações gerais sobre como será o evento no sábado, discutimos o projeto da Autarquia Especial do professor Gastão Wagner, sua inserção no contexto histórico e de como poderia ser incluída a sua discussão nas conferências de saúde. Coloco no link, a primeira vez que li sobre a proposta do professor Gastão, que foi aqui na Rede HumanizaSUS:
17/11/2014 – Uma utopia possível: o SUS Brasil
A ideia da autarquia despertou grande interesse nos participantes da roda de conversa e ficamos de redigir uma diretriz geral desta proposta do professor para a pré-conferência.
A seguir discutimos algumas ideias dos eixos 2 e 3 da Conferência nacional:
2- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas
3- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia.
Foi uma tarde agradável no conhecimento das ideias e das pessoas, para a formação de uma rede no SUS. e como diz Riobaldo, em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa:
“Ah, tem uma repetição, que sempre outras vezes em minha vida acontece. Eu atravesso as coisas – e no meio da travessia não vejo! – só estava era entretido na idéia dos lugares de saída e de chegada. Assaz o senhor sabe: a gente quer passar um rio a nado, e passa; mas vai dar na outra banda é num ponto muito mais em baixo, bem diverso do que em primeiro se pensou. Viver não é muito perigoso?”