PNH se fazendo presente no Café com Ciência de Santana do Ipanema – AL

15 votos

Santana do Ipanema (SI) realizou nesta quarta-feira dia 22 de setembro de 2021 seu primeiro encontro do Café com Cíência, momento de troca e reflexão da prática do processoo de produção de saúde do SUS. E o Núcleo da Política Nacional de Humanização de SI foi convidado a participar abrindo o encontro com um momento de integração através de atividade grupal “Rede de Integração”, cujo objetivo foi refletir sobre a necessidade de fazer a construção de PONTES entre os diversos setores da Saúde Municipal.

Foi um momento rico, produtivo e cheio de sentidos (na foto ao lado filho abraça pai que se emociona com as palavras do filho). Sabemos que somente a PNH é capaz de mobilizar saberes, fazeres, sabores e afetos. Durante o encontro tivemos dois momentos emocionantes onde os trabalhadores da saúde puderam demonstrar seus sentimentos sendo acolhidos pelo grupo.

Após a atividade de grupo houve a discussão do tema “Vigilância em Saúde” fazendo sempre o link com as redes necessárias para que esse serviço se desenvolva com eficiência e resolutividade e ao fim do encontro foi entregue pelo núcleo uma caixinha com bala dentro e uma frase de esperança em alusão ao setembro amarelo, porém sem focar no tema suicídio, mas no sentido da palavra amarelo = AMAR e ELO mostrando que é assim que nos juntamos e integramos.

Saímos deste momento mais fortes e satisfeitos com os pequenos passos, porém contínuos que temos dado a cada mês aqui no nosso Sertão. Observamos que cada ação que fazemos ampliamos nossas responsabilidades, porque nos comprometemos mais e mais. As pessoas que participam dos encontros que falamos sobre a PNH ficam contagiadas e querendo mais, inclusive querendo nossa participação lá nos setores que eles atuam. Percebemos a necessidade de nos capacitarmos mais e para além disso capacitar outras pessoas para poderem ser multiplicadores desta política. Sonhamos com um dia em que cada setor de nossa Secretaria de Saúde tenha um multiplicador da PNH para fazermos um SUS forte e humanizado.