Buscar atendimento no posto de saúde mais próximo é a principal alternativa para muitos brasileiros. Mesmo que o paciente tenha acesso a uma lista de empresas de plano de saúde, há situações em que serviço público será a melhor opção.
Por isso, o local tem especialidades em diferentes áreas. Os atendimentos incluem consultas e outros procedimentos, como os exames.
Mas é preciso entender que o posto é diferente de outros locais de serviços de saúde, como a UPA ou o hospital.
E para te explicar essa diferença, reunimos neste texto tudo que você precisa saber sobre o posto de saúde. Acompanhe!
Afinal, o que é um posto de saúde?
Também nomeado de Unidade Básica de Saúde (UBS), um posto de saúde é o local que concentra médicos, dentistas e enfermeiros.
Os profissionais estão à disposição da população no posto de saúde mais próximo de um bairro ou região.
Todos os postos de saúde pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, os atendimentos são gratuitos, para os casos de prevenção e sintomas iniciais.
Portanto, a UBS não atende pacientes de casos de emergência ou urgência. Para isso, há o encaminhamento para um pronto-atendimento.
Nos postos, os atendimentos são agendados. Se for preciso fazer exames ou tratamentos mais específicos, o paciente é encaminhado a uma lista de espera.
Principais serviços de um posto de saúde
Os principais serviços de um posto de saúde são as consultas médicas. O atendimento básico, que ocorre de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, é para Pediatria, Clínica Geral, Ginecologia,Odontologia e Enfermagem.
Além das consultas, o paciente também pode:
- tomar vacinas;
- fazer curativos;
- Fazer tratamento odontológico;
- Fazer inalações;
- receber medicação;
- coletar exames laboratoriais;
- receber encaminhamentos.
No posto de saúde mais próximo há ainda ações de promoção, prevenção e tratamentos. Que incluem a saúde da mulher, da criança, saúde mental, pré-natal e planejamento familiar. E também prevenção ao câncer e cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
O que saber antes de procurar o posto de saúde mais próximo
Antes de procurar o posto de saúde mais próximo, saiba que ele é a porta de entrada para o atendimento básico.
Por isso, verifique qual caso se encaixa na sua enfermidade. Se for mais grave ou urgente, o ideal é procurar consultas com especialistas ou em pronto-atendimento, como a UPA ou o hospital.
O objetivo dos postos de saúde é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. E assim não lotar outras instituições com atendimentos mais simples.
Diferenças entre posto de saúde, UPA e hospital
Geralmente, a maior parte da população não sabe a diferença entre o posto de saúde mais próximo, a UPA e o hospital. Além disso, também existem as clínicas, com especialidades mais restritas. Por exemplo, ortopedia, pediatria ou dermatologia.
Compreender esses conceitos irá reduzir o tempo de atendimento e garantir maior eficiência na consulta. Confira a seguir quando procurar cada um deles e o que esperar de seus serviços médicos.
Posto de saúde: mais próximo e para atendimento primário
O posto de saúde é voltado para o atendimento primário e fica mais próximo da casa dos pacientes. Por isso, realiza consultas de rotina, exames e alguns casos de nível intermediário.
As consultas são feitas por médicos e os procedimentos por equipes de saúde da família, com enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. A maioria dos profissionais é especialista em medicina de família e comunidade.
UPA (Unidade de pronto atendimento)
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é uma estrutura de complexidade intermediária. Por isso, tem uma rede organizada de Atenção às Urgências. O atendimento ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.
Na UPA, o paciente tem acesso a consultas de urgência, pediatria, leitos de observação e exames de raio-X e eletrocardiograma.
Em média, 97% dos casos são solucionados na própria unidade de pronto atendimento, segundo o Ministério da Saúde.
Hospital ou clínica
Os hospitais ou clínicas oferecem atendimento de saúde especializado de média e alta complexidade.
Neles, os pacientes passam por cirurgias eletivas e tratamentos clínicos, de acordo com cada especialidade. Geralmente o cidadão recebe encaminhamento ao hospital por UBS ou UPA. Depois ele é atendido e tem o seu caso avaliado pelo especialista.
Todo esse processo segue um sistema de informações entre as redes de atenção à saúde no SUS, elaborado pela Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), do SUS.
UBS: O posto de saúde mais próximo é um serviço do SUS
O SUS define a UBS como a porta de entrada preferencial para os tratamentos de saúde. E o posto de saúde mais próximo conta com equipes de saúde da família, para atender diferenciados casos.
O médico da família tem formação ampla, que o capacita para atender as mulheres, crianças, idosos, jovens e adultos.
Expandir e qualificar as Unidades Básicas de Saúde garante serviços mais eficazes nos postos de saúde mais próximos à casa dos cidadãos na comunidade,. Incluindo uma boa estrutura para receber bem todos os pacientes.
Conclusão
Entender os serviços do posto de saúde mais próximo ajuda os pacientes a buscar o atendimento certo para o seu caso, sem perder tempo.
Este é um meio seguro de evitar problemas por não conseguir atendimento ou se arriscar na automedicação.
Portanto, fique atento às orientações dos órgãos supervisores da Saúde Pública para assegurar a assistência ideal para você.