Queridxs companheirxs da RHS
Me chamo Michelli Palmeira, sou graduanda em Psicologia na UFGD e atualmente estou pesquisando as potencialidades do ciberespaço no aprimoramento e fortalecimento dos cuidados em saúde, orientada pela professora e pesquisadora do SUS Cátia Paranhos Martins.
Estou imensamente feliz por compartilhar esse espaço, ambientado por pessoas interessadas no desenvolvimento da gestão democrática, da humanização das práticas e dos cuidados no fortalecimento do SUS.
Já estou acompanhando essa rede construída nos territórios virtuais, possibilitando compreender como esses dispositivos (aqui em evidencia a RHS) sublinham uma nova configuração de ser/estar e existir no mundo, e logo como constituem novas formas do pensar e fazer saúde.
Estou empenhada em deixar me tocar pela experiência da RHS como potência que subsidia uma ousada comunicação horizontal em saúde, que busca ampliar e solidificar a articulação entre usuários, gestores e trabalhadores do SUS. Essa potência viabilizada pelas experiências praticadas no CiberespaSUS, segundo Ferigato et al. (2018), só exercem sua função quando podem ser compartilhadas e são capazes de amparar a produção de conhecimento e reflexão coletiva.
Convido a todxs da rede para possíveis compartilhamentos de experiências e suas visões sobre a esse ciber/espaço…
Por patrinutri
Olá Michelli, seja muito bem vinda a este coletivo!
Este é um espaço colaborativo, portanto construído por seus participantes.
Aqui encontramos, em primeiro lugar, acolhida. Um lugar para fazer parte, compartilhar vivências e conhecimentos e também visão de mundo em relação à saúde e ao SUS. Em segundo lugar, me sinto em um espaço com possibilidade de livre expressão, ao mesmo tempo que me sinto respeitada. Em terceiro lugar, um espaço público, livre de abordagens consumistas ou mercadológicas. Aqui ninguém vende ou monetariza nada. Puro escambo, troca de saberes numa roda virtual. Relações horizontais de troca. E por aí vai girando a roda!
Por isso me sinto bem por aqui, compartilhando minhas vivências no SUS como profissional de saúde, usuária e também como gestora de conhecimentos em saúde, gestora do trabalho em saúde.
Poder estar aqui é sentir-se um pouco borrando as fronteiras de poderes, de conhecimentos na saúde.
É um espaço onde me alimento e me revigoro para os enfrentamentos das verticalidades das estruturas sociais e serviços de saúde.
Que bom que você veio aqui provocar estas reflexões.
Vamos conversando e tecendo cada vez mais esta rede que nos conecta!
Bjs Patrícia
Blumenau SC