Fiocruz: Aluno de doutorado realiza apresentação circense enfocando arte e saúde

6 votos

Por Leo Salo/Aluno do PPGICS/Icict/Fiocruz | Foto: Apresentação Experimentalismo Brabo | Franciele Campos (Experimentalismo Brabo)

O aluno do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict/Fiocruz, Leo Salo, apresentará no Museu da Vida um espetáculo que integra elementos tradicionais do circo com expressões culturais das favelas cariocas. O projeto tem como base as reprises clássicas de palhaços, que desempenham um papel fundamental na preservação da tradição circense.

Salo realiza doutorado seguindo a Linha 1: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, onde discute a interface entre arte e saúde.

Ao mesmo tempo que celebra o circo clássico, Leo Salo e sua trupe do Experimentalismo Brabo propõem uma abordagem inovadora, incorporando elementos culturais de Manguinhos, como a poesia e o passinho. Este último, aliás, foi recentemente considerado como patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro.

Historicamente, o circo clássico apresenta números de artistas locais, agregando diversidade e representatividade ao espetáculo. Nesse sentido, o Coletivo Experimentalismo Brabo segue essa tradição ao incluir no elenco artistas do grupo Imperadores da Dança de Manguinhos, como Iguinho Imperador e a Destemida IDD, trazendo suas habilidades e vivências para enriquecer a performance. Além deles, a multiartista Celeste Estrela também está no elenco.

Crédito: Celeste Estrela, Primeira Dama e Will Will & Lelê Vitta | Franciele Campos (Experimentalismo Brabo)

A apresentação é gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e promover o envolvimento da comunidade e para garantir mais acessibilidade, o espetáculo contará com tradução em Libras.  O projeto é realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO

Um experimentalismo não tão clássico em Manguinhos

Local: Museu da Vida / Fiocruz
Data: 08/6 – Sábado | Horário: 10h30
Endereço:  Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita

ELENCO: Catia Nascimento, Celeste Estrela, Destemida Idd, Ellen Grace, Iguinho Imperador, Lelê Vitta, Primeira Dama e Willwill.
Direção: Leo Salo
Assistente de Direção e Coreografai: Iguinho Imperador
Produção: Catia Nascimento
Cenário: Iris Carvalho
Trilha Sonora: DJ Seduty
Técnico de Som: Michel Ramos
Fotografia: Franciele Campos
Tradução em Libras: Priscila Santos Araujo