Práticas Integrativas Complementares (PICS) para os pacientes que convivem com estomia

5 votos

Recentemente, em 25 de julho de 2024, um grupo de pacientes que convivem com estomia teve a oportunidade de participar de uma série de atividades inovadoras focadas no bem-estar e na qualidade de vida. O evento, realizado nas dependências do AMU/Unoesc destacou-se por incorporar Práticas Integrativas Complementares (PICS), como escalda-pés, auriculoterapia, imposição de mãos e massoterapia proporcionando alívio e conforto aos participantes.

O escalda-pés, uma técnica tradicional que envolve a imersão dos pés em água morna, foi um dos principais destaques da atividade. Este tratamento é conhecido por seus benefícios relaxantes, ajudando a melhorar a circulação e reduzir o estresse. Durante a sessão, os pacientes puderam desfrutar de um ambiente aconchegante, promovendo um momento de autocuidado essencial.

Além do escalda-pés, a auriculoterapia também foi introduzida como uma abordagem complementar. Esta técnica, que se baseia na estimulação de pontos específicos na orelha, visa promover equilíbrio e bem-estar geral. Os participantes relataram uma sensação de alívio e conforto após as sessões de auriculoterapia, que foram conduzidas por profissionais especializados na área.

Ademais, a imposição de mãos também foi executada. Trata-se de um esforço meditativo para a transferência de energia vital  por meio das mãos com intuito de reestabelecer o equilíbrio do campo energético humano, auxiliando no processo saúde-doença.

A atividade, organizada pelas Secretarias Municipais de Saúde de Herval D’ Oeste e de Joaçaba/SC faz parte da Programação Anual do Grupo de Apoio para Adultos que Possuem Estomia. O planejamento do grupo é coordenado por enfermeiras, Ângela Bruna L. Sari (Herval D’Oeste) e Angela Signori (Joaçaba)  as quais articularam este momento no intuito de proporcionar um cuidado humanizado através de uma equipe interdisciplinar.

O evento foi um sucesso e representa um passo significativo na promoção do cuidado integral para pacientes com estomia e seus familiares.  A equipe organizadora já planeja novas edições, visando a continuidade dos trabalhos e o suporte àqueles que precisarem.

Agradecemos especialmente a participação da Técnica em Enfermagem de Herval D’Oeste Eliani Cavalli, a fisioterapeuta Karine Guizzo Teixeira e profissionais do SENAC Joaçaba que desenvolveram as PICS no dia do encontro.