Pesquisas tem revelado que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio, e a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a sua própria vida. A previsão, segundo os pesquisadores é que esses números vão crescer 50% em 2020.
Os números são assustadores, e o governo do Estado do Piauí entendendo que informar é uma forma de prevenção eficaz, em 2017 lançou a cartilha “Suicídio: conhecer para cuidar – prevenir é possível.” O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção do Suicídio – GTI, que é composto por profissionais de diversas áreas, como psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e jornalistas.
Para a gerente de Saúde Mental, Gisele Martins. “É necessário que falemos sobre a prevenção ao suicídio e que a cartilha esteja acessível para o público. Falar em suicídio não incentiva a prática. Ao contrário, queremos mostrar que, para quem passa por um sofrimento que há tratamento. Há uma rede de cuidados que começa no CAPs, no Nasf”, finaliza Gisele.
A cartilha, que é destinada tanto aos profissionais de saúde como para a comunidade em geral, está disponível no Portal da SESAPI.
Clique neste link e veja a cartilha!
https://www.saude.pi.gov.br/ckeditor_assets/attachments/1303/cartilha_prevencao_suicidio.pdf
Fonte: Portal do Governo do Estado do Piaui.