Professores do PPGICS assinam editorial da revista eletrônica Reciis, fazendo um balanço sobre a COP

7 votos

No último número de 2025, que traz o Dossiê Comunicação nas instituições de saúde e saúde na comunicação – Parte 2, a Reciis apresenta percepções relacionadas à COP30, reflexões sobre violência política e estudos que discutem saúde e mudanças climáticas.

A edição apresenta também pesquisas originais que abordam as redes sociais on-line como fontes de informação sobre saúde, formas de comunicação de órgãos públicos e mediações por meio dos profissionais de saúde.

No editoral “A saúde e o desalinho da comunicação e informação na COP 30“, Christovam Barcellos, que participou da COP30, faz um balanço do evento junto aos outros editores científicos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação – RECIIS, Wilson Couto Borges e Kizi Mendonça de Araújo. Os autores avaliam que o evento, realizado em novembro na cidade de Belém, foi marcado por uma profusão de informações, produzidas por atores sociais com diferentes interesses e expectativas. Algo que gerou uma sensação de frustração, pois se imaginava que seria uma oportunidade de avançar na transição energética de forma justa e em metas para mitigação da crise climática global estabelecidas na COP21, incorporadas no chamado Acordo de Paris.

Ainda assim, os editores destacam avanços em pautas acordadas entre alguns países, por exemplo, a criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), destinado à manutenção de florestas em regiões tropicais e em países do Sul Global; e o lançamento do Plano de Ação de Belém para Saúde e Mudanças Climáticas, que permite a criação de sistemas de saúde resilientes às mudanças e aos eventos climáticos extremos. Os autores enfatizam também uma maior participação popular dos movimentos do campo da saúde e dos povos indígenas da Amazônia nesta conferência.

A publicação também abre espaço para: Notas de Conjuntura; Entrevista e Resenha e pode ser acessada em sua íntegra aqui

A Reciis é uma das iniciativas da Política de Acesso Aberto e não cobra taxa de processamento de artigos. Ela faz parte do Portal de Periódicos Fiocruz junto a outras oito revistas científicas que oferecem livre acesso aos seus conteúdos.

 Texto: Roberto Abib (Divulgação Reciis | A arte da capa é de Venício Ribeiro, designer da Editoria Científica do Icict, sobre foto do Acervo do fotógrafo João Ripper