Professores UNOESTE e gestores planejam ações relacionadas com a PNH em ESF de Presidente Prudente

14 votos

A Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, insere seus estudantes como membros de sete Estratégias Saúde da Família em dois municípios do interior paulista. Os Facilitadores utilizam a Metodologia da Problematização para estimular a criação de Planos de Ação relacionados com a Promoção à Saúde, de acordo com a Epidemiologia de cada território adscrito às ESFs . Os acadêmicos, ao participarem das Reuniões de Equipe nas ESFs, capturam as necessidades de Saúde da população moradora nas áreas adscritas às Estratégias.

Com o retorno dos estudantes nas unidades é necessário um planejamento prévio das ações a serem desenvolvidas durante o semestre, considerando a Política Nacional de Humanização (PNH), para que os acadêmicos, desde o início de suas atividades, já apresentem o perfil humanizado de atenção aos usuários do SUS.

A PNH está estruturada da seguinte maneira: Princípios – Método – Diretrizes e seus dispositivos. Seus princípios são: Transversalidade; Indissociabilidade entre Gestão e Atenção com defesa e fortalecimento do protagonismo e da autonomia dos sujeitos e dos coletivos.

Traz o método da tríplice inclusão: dos sujeitos (gestores, trabalhadores e usuários do SUS); da análise coletiva dos conflitos e dos coletivos, que buscam incluir movimentos sociais em geral, além de professores e estudantes dos cursos de saúde.

As Diretrizes são as orientações gerais de determinada política, somam um total de sete: Ambiência, Acolhimento, Clínica Ampliada, Cogestão, Defesa dos Direito dos Usuários, Construção da Memória do SUS que dá certo, Valorização do Trabalho e do trabalhador e, o Fomento das grupalidades, coletivos e redes.

A atividade foi considerada válida pelos professores e gestores da unidade, já que o planejamento pode contribuir para que a PNH seja de fato praticada em sua complexidade, gerando benefícios e criando vínculos de respeito e confiança com a comunidade local.

 

Referência: 

Plano Estadual da humanização da saúde de Alagoas: quadriênio 2016-2019. Disponível em: https://docplayer.com.br/57590051-Plano-estadual-da-humanizacao-da-saude-de-alagoas.html Acesso em 31 01 2019 às 21h06min.