Programa VideoSaúde: água em destaque no mês de fevereiro no Canal Saúde

7 votos

O aumento da temperatura global nos faz refletir sobre um indispensável bem natural: a água. Para refrescar um pouco, o Programa VideoSaúde destaca o tema na programação de fevereiro no Canal Saúde.

A série “Caminho das águas” explicita a importância desse bem para agroecologia, parto natural, desenvolvimento infantil, medicina natural e recuperação de florestas e nascentes em diferentes comunidades da Zona da Mata de Minas Gerais e na região do Caparaó, no Espírito Santo.

No episódio da série “Vozes da Saúde: amamentação e leite materno ordenhado nos Centros de Educação Infantis”, a enfermeira Patrícia Alexandre fala sobre a prática que possibilita a ordenha de leite materno nas creches municipais da cidade de Petrópolis (RJ) e explica o quanto esse leite é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

No Programa Especial do mês, o documentário “Sobre Memória, Violência e Saúde” rememora, a começar nos anos 1980, o desenvolvimento da saúde pública no Brasil a partir da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Também, o episódio da série “DivulgAÇÃO Científica” onde cientistas brasileiros falam sobre a descoberta de que uma proteína no sangue de pessoas infectadas por Covid-19 pode indicar o agravamento da doença.

O Programa VideoSaúde é exibido às segundas-feiras, às 22h30, no Canal Saúde. Confira a programação completa do mês.

3/2, segunda-feira, às 22h30 – Água é princípio | Água é cultura – Série Caminho das águas – parte 1 

Água é princípio

Encontro intergeracional entre a parteira anciã dona Zizi, as jovens parteiras Marinã, Marília e Joana e a doula Vagna Araújo. Ao relatarem suas vivências, essas gerações de parteiras falam da importância das águas como princípio gerador e mantenedor da vida e de como as Serras das Águas promovem encontros potentes entre o partejar ancestral e a cultura do bem-viver.

Água é cultura

A família Relíquia do Caparaó fala da experiência com os cafés especiais, as lavouras de café orgânico e das potencialidades econômicas e culturais do cultivo familiar dessa planta para a região da Serra Caparaó, no Espírito Santo.

Reprises:
5/2, quarta, às 22h30
7/2, sexta, às 22h30
9/2, domingo, às 21h30

10/2, segunda-feira, às 22h30 – Água é brinquedo | Água é floresta – Série Caminho das águas – parte 2 

Água é brinquedo

Débora Valente fala da importância da água para o desenvolvimento da infância e da vida. Ela explica o projeto “Tekoá, Terra de Brincar”, que tem relação direta com a Serra das Águas do Caparaó, no Espírito Santo, e encarando as águas como um dos principais brinquedos das crianças.

Água é floresta

A experiência da recuperação da Mata Atlântica por meio do plantio de florestas em pé, da recuperação de nascentes e de tratamentos alternativos da água. Marcius Cardoso destaca a possibilidade de investir nesses espaços agroecológicos e permaculturais com o projeto de hospedagem sensorial Aldeia Alegria.

Reprises:
12/2, quarta, às 22h30
14/2, sexta, às 22h30
16/2, domingo, às 21h30

17/2, segunda-feira, às 22h30 – Água é cura | Água é memória – Série Caminho das águas – parte 3

Água é cura 

Saluah Martins fala sobre os usos das ervas como medicina natural, por meio dos banhos de folhas, escalda pés, extração de óleos e produção de remédios homeopáticos, práticas executadas no Horto de São Francisco, em sua Escola de Ervas, localizada nas montanhas de Patrimônio da Penha, no Espírito Santo.

Água é memória

Seu Mateu relembra que água, alimento e ervaria guardam a memória comunitária da cultura do bem-viver. Ele compartilha todo o seu conhecimento a respeito das plantas da Mata Atlântica, seus usos medicinais e alimentícios, afirmando a soberania alimentar, o autocuidado e a autonomia em saúde que os antigos moradores de Patrimônio da Penha (ES) detêm em seus saberes.

Reprises:
19/2, quarta, às 22h30
21/2, sexta, às 22h30
23/2, domingo, às 21h30

24/2, segunda-feira, às 22h30 – Acamares – reciclagem e cidadania | Vozes da Saúde: amamentação e leite materno ordenhado nos Centros de Educação Infantis – Programa exibido em 12 de agosto de 2024.

Acamares – reciclagem e cidadania 

Produzido junto à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sarzedo, em Minas Gerais, o filme evidencia os desafios dos últimos 10 anos de projeto e as transformações na vida dos voluntários e comunidade.

Vozes da Saúde: amamentação e leite materno ordenhado nos Centros de Educação Infantis 

A enfermeira Patrícia Alexandre fala sobre o Amamenta Petrópolis, uma iniciativa de incentivo à amamentação, onde fomenta protocolos e ferramentas permitindo que as mães amamentem nos Centros de Educação Infantil e creches públicas do município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Reprises:
26/2, quarta, às 22h30
28/2, sexta, às 22h30
2/3, domingo, às 21h30

25/02, terça-feira, às 22h30 – Programa VideoSaúde Especial: Sobre memória, violência e saúde | Covid-19: proteína alerta sobre gravidade da doença 

Sobre memória, violência e saúde

O documentário busca recuperar e registrar, da década de 1980 até os dias atuais, a memória de desenvolvimento da violência na saúde pública brasileira por meio de depoimentos de alguns atores importantes em sua construção e com especial atenção para a trajetória da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências.

Covid-19: proteína alerta sobre gravidade da doença

Uma proteína no sangue de pacientes com covid-19, chamada TREM-1, pode ser capaz de indicar o agravamento da inflamação causada pelo coronavírus, segundo o estudo de pesquisadores em artigo, ainda em processo de revisão por pares. Neste vídeo, a equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com Carlos Sorgi, da Universidade de São Paulo, que fala sobre a proposta de monitoramento da proteína TREM-1 nos pacientes e o futuro do estudo.

Reprise:  27/02, quinta-feira, às 23h

 

Crédito: Texto de VideoSaúde Divulgação | Arte sobre frame do documentário da VideoSaúde, ‘Água é princípio’: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)