Projeto Bem Te Vi com Amor, cuidado para crianças e adolescentes Niterói Inscreva-se até 21 06 2024

7 votos

O Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho/Niterói RJ iniciou o Projeto Bem Te Vi com Amor.

O projeto surge da percepção de que é preciso apoiar as crianças e adolescentes na aceitação de sua imagem pessoal, oferecendo ferramentas emocionais e sociais para lidar com dificuldades relacionadas a aparência.

Alterações na aparência que não seguem os padrões estéticos podem impactar negativamente o bem-estar, tornando essencial o apoio dos pais e educadores para ajudar essas crianças.

Problemas Identificados

–     ¨Bullying¨: Características físicas fora dos padrões, como as orelhas de abano, dedos colados, acne, manchas e cicatrizes podem ser alvo de deboche e provocações, levando a sentimentos de isolamento e rejeição.

–     Problemas Emocionais: O medo de ridicularização pode causar evasão social e escolar, resultando em tristeza, ansiedade e depressão.

–     Desempenho Escolar: Ansiedade e estresse emocional podem prejudicar a concentração e o desempenho acadêmico.

Assim, o Getulinho se coloca como uma possibilidade de trabalhar questões relacionadas a aparência, mas não só – também se propõe a apoiar pacientes e seus responsáveis do ponto de vista emocional e psicológico, ampliando o debate sobre a autoestima para além da aparência física.

Por que usamos como tema ¨se ver com amor¨ e não ¨se enxergar com amor¨?? Ver consiste em focar a atenção e buscar uma visão mais aprofundada do objeto, já enxergar está no superficial, naquilo que apenas vemos sem analisar. A forma como expressamos nosso olhar é fundamental para nossa vida. Através dos olhos, transmitimos diferentes sentimentos. Nosso desejo é que cada um consiga se olhar com amor nesse projeto e se fortaleça nas relações sociais e se desenvolva plenamente.

Em função da faixa etária que o hospital atende, a proposta considera que suas ações devem ser realizadas predominantemente durante as férias escolares.

Escopo do projeto
O projeto abrange as áreas da cirurgia plástica, dermatologia clínica e cirúrgica e psicologia.

Casos como: orelha de abano (maior que 7 anos), retirada de nevos, verrugas, lipomas, quelóide, fibrose pós- queimadura, dedo extranumerário, cistos, avaliação dermatológica, acne, entre outros.

Participação no projeto
Inscrições por meio de link do google forms

As inscrições para o projeto devem ser feitas por meio de um formulário disponibilizado por um link – preenchendo as informações solicitadas.

Baseado nessas informações é realizada uma pré-seleção de acordo com o perfil do hospital e critérios de priorização. Os pré-selecionados são chamados para a consulta na especialidade médica correspondente ao caso.

A partir da consulta médica, os pacientes são selecionados para o projeto e, caso seja indicado, tem seu procedimento agendado.

De forma complementar, o serviço de psicologia realizará dinâmicas de sala de espera para a conscientização e capacitação de pais, educadores e profissionais de saúde e apoio emocional as crianças e adolescentes.

A proposta é realizar o DIA D do Projeto Bem-te-vi no dia 04/07/24 durante todo o dia.

Mas, com certeza, um dia só não será suficiente para a demanda que, certamente virá. Assim, considerando os mesmos critérios de seleção, os pacientes não contemplados residentes em Niterói, serão acolhidos na agenda regular das especialidades participantes da iniciativa durante o mês de julho.

Resultados
O Projeto Bem-te-vi busca fortalecer a autoestima e o bem-estar de crianças e pré-adolescentes por meio do atendimento multiprofissional que inclui procedimentos médicos e apoio preparando para lidar com críticas e desenvolvimento de imagem pessoal positiva e saudável.

ATENÇÃO
O Getulinho atende crianças entre 1 mês e 14 anos!

Quer se inscrever? Acesse e responda o formulário de cadastramento:

Este formulário trata da Inscrição para participar do projeto realizado pelo Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho/Niterói que tem por objetivo apoiar crianças e pré-adolescentes nas dificuldades relacionadas a aparência que não segue os padrões estabelecidos, ampliando o debate sobre autoestima para além da aparencia física.
O projeto abrange a área de cirurgia plástica e dermatologia. Casos que estão contemplados :
como orelha de abano (maior que 7 anos), retirada de nevos, verrugas, lipomas, quelóide, fibrose pós-queimadura, dedo extranumerário, cistos, avaliação dermatológica, acne, entre outros estão contemplados no projeto!Quem for pré-selecionado será chamado para uma avaliação no hospital – por isso, preencha as informações solicitadas com atenção!Por que usamos como tema ¨se ver com amor¨ e não ¨se enxergar com amor¨?? Ver consiste em focar a atenção e buscar uma visão mais aprofundada do objeto, já enxergar está no superficial, naquilo que apenas vemos sem analisar. A forma como expressamos nosso olhar é fundamental para nossa vida. Através dos olhos, transmitimos diferentes sentimentos. Nosso desejo é que cada um consiga se olhar com amor nesse projeto e se fortaleça nas relações sociais e se desenvolva plenamente.

Lembrando que o Getulinho atende crianças de 1 mes a 14 anos !!!! Por isso, só podem se inscrever interessados dentro dessa faixa de idade!!

As inscrições começam agora e vão até o dia 21/06!!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKWEkEo90mlsUps3TWK_EgG1S0PLHf0FbSburjzXTipuQjBw/viewform