Projeto Humanizar oferece apoio e acolhimento em hospitais do DF

7 votos

O Projeto Humanizar teve o seu marco inicial em novembro de 2019, quando da necessidade de implementar o acolhimento humanizado nas portas de entrada das unidades de saúde. Foi idealizado pela Primeira Dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, e teve sua execução por iniciativa da Presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, nas unidades de saúde geridas por este instituto. O Projeto Humanizar tinha como objetivo inicial a realização do acolhimento dos usuários nas portas de entrada e foi implementado nas unidades de saúde geridas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e foi estruturado com objetivo de executar as diretrizes da Política Nacional de Humanização.

No âmbito do IGESDF o projeto passou a ser gerido pelo Núcleo de Humanização da Gerência de Gestão do Conhecimento e Humanização a partir do primeiro semestre de 2021. Desta forma, em consonância com os princípios constitucionais, princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização, o Humanizar se propõe a assegurar o respeito à dignidade da pessoa humana em todas as ações de atenção e gestão da saúde, baseando-se nas melhores práticas, políticas de acolhimento e humanização. Tais ações promovem a qualificação dos profissionais de saúde e garantem a excelência na prestação de serviços aos cidadãos, com relevância das ações de humanização focadas na qualidade e segurança do paciente, nas diretrizes do acolhimento, na clínica ampliada, na gestão participativa e cogestão, ambiência, valorização do trabalho e do trabalhador e defesa dos direitos dos usuários.

Além das diretrizes acima, o Humanizar também tem como objetivo a promoção de ações que impactem diretamente no atendimento ao usuário por meio de estratégias de comunicação que fortaleçam a disseminação e a garantia da apropriação da informação, empoderando e promovendo possibilidades para que os usuários exerçam e concretizem um dos principais direitos à saúde: o acesso à informação. A busca por um atendimento mais humanizado no Sistema Único de Saúde se tornou uma demanda relevante por parte das entidades representantes dos usuários e tem trazido desafios para a gestão das unidades de saúde no âmbito nacional e regional.

 

Foto:IGESDF
Video: Agência Brasília