Promoção de saúde: Conscientização sobre a Vacina da Poliomielite em uma Unidade Básica de Saúde.
O Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem como principal objetivo aumentar a resolubilidade e capacidade de atuação das Equipes de Saúde da Família (ESF), promovendo práticas em saúde em conjunto com equipes de profissionais de outras áreas do conhecimento. Os alunos do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), estão inseridos nesse contexto atuando na promoção de saúde, por meio da parceria existente entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde. O local de atuação foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) de uma comunidade chamada Paraíso dos Pássaros, na região metropolitana de Belém.
No período de atuação dos alunos, foi proposta a realização de atividades que promovessem educação em saúde nas salas de espera da UBS, ao decorrer do mês de outubro. O principal objetivo dessas atividades foi propagar a informação ao publico sobre diversos temas pertinentes e de grande importância para a população, no qual foram tiradas duvidas e dado esclarecimentos de fatos e fake news sobre os temas abordados. Uma das atividades realizadas foi sobre a Poliomielite, que ocorreu no dia 17 de outubro de 2022, Dia Nacional da Vacinação. A data foi escolhida pra falar sobre o que é essa doença e explicar como se prevenir contra o vírus, além de falar da importância da vacinação e por que a vacina é eficaz. Para saber mais sobre a Poliomielite, clique aqui.
Nesse sentido, foi exposto aos usuários que no ano de 1973, foi criado o Programa Nacional de Imunização, que visou garantir o direito a vacinação ao povo brasileiro, que teve como intuito erradicar algumas doenças epidêmicas no país, tal como a poliomielite. Na década de 1980, foi criado o Programa de Auto-Suficiência Nacional em Imunobiológicos (PASNI), que foi importante para consagrar a produção nacional da vacina contra o Pólio Vírus. Diante disso, foi aberto uma roda de conversa junto aos usuários para falar sobre o tema.
Durante a apresentação, foi dado um folder a cada usuário nas filas de espera. Alguns dos usuários questionaram por que se deveria vacinar as crianças, e se a vacina realmente era um método eficaz. Tais dúvidas foram pertinentes e enriqueceram as rodas de conversa, pois foi possível esclarecer e conscientizar a todos que participaram.
A vacina é o único método de combate à poliomielite, pois a doença não possui cura e gera sequelas irreversíveis. Previna-se!
Por Emilia Alves de Sousa
Uma iniciativa importante principalmente neste atual contexto de aumento dos casos de contaminação pela doença em função da baixa adesão de vacinação !
Parabéns aos estudantes e profissionais envolvidos!