Proposta de Intervenção – Acolhimento aos Pais de Bebês em uma UTI Neonatal em um Hospital Público

7 votos

Projeto apresentado à disciplina Humanização e Formação em Saúde do Curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde como requisito básico para conclusão da disciplina ministrada pelo professor Dr. Sérgio Seiji Aragaki e Camila de Melo Moura, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL).

 

Autores:

Itamara Aragão, fisioterapeuta, aluna da disciplina de Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL), trabalha no Consultório de fisioterapia Result Fisio.

Jozilene de Albuquerque, fisioterapeuta, aluna da disciplina de Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL), trabalha em Home Care.

Mariana Leite de Almeida, fisioterapeuta, aluna da disciplina de Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL), trabalha no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

Vana Janaina Gomes  Ribeiro Coutinho Frazão, fisioterapeuta, aluna da disciplina de Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL), trabalha no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

Professor Dr. Sérgio Seiji Aragaki – Coordenador da Disciplina -Humanização na Saúde -MPES-FAMED-UFAL.

Professora Ms. Camila Melo de Moura – Professora convidada da Disciplina – Humanização na Saúde – MPES-FAMED-UFAL.

 

A motivação dessa proposta de intervenção surge a partir da importância do modelo de interação interprofissional com os pais dos bebês no intuito de oportunizar uma forma mais compartilhada, acolhedora e horizontal, levando ao reconhecimento do usuário e trabalhadores como sujeitos participantes ativos no processo de produção de saúde.

Considera-se que este projeto de proposta de intervenção poderá trazer contribuições para transformar e implantar estratégias que possam auxiliar de forma articulada, interdisciplinar e com olhares diferenciados, a humanização do ponto de vista do acolhimento de uma unidade neonatal em um hospital público de ensino com base na Política Nacional de Humanização (PNH), transformando ações pontuais e isoladas em ações comprometidas com os processos de responsabilização e produção de vínculo.

Objetiva-se ainda, estabelecer uma rotina de visita dos profissionais de saúde junto aos pais dos bebês para que se possa partilhar informações sobre as condições clínicas e comportamentais de seu filho, melhorar a comunicação entre pais e equipe interdisciplinar, estimular a inclusão dos pais no processo de construção de medidas de intervenção realizadas, diminuindo, assim, as angústias frente a hospitalização dos seus filhos.

A proposta de intervenção se dará em 3 etapas:

A primeira etapa será de sensibilização da equipe interdisciplinar por meio de rodas de conversas estimulando troca de saberes através de reflexões acerca do tema.

A segunda etapa se propõe a estabelecer uma melhora no acolhimento  inicial do primeiro encontro uma rotina dos pais com seus filhos na UTIN.

A terceira etapa constituirá da passagem de informações semanalmente leito a leito para partilhar informações sobre as condições clínicas e comportamentais dos bebês e sanar possíveis dúvidas dos responsáveis com a participação da equipe interdisciplinar. Utilizar uma linguagem mais clara e acessível possível.

– A pergunta disparadora do diálogo será: “quais as informações que já receberam, sobre o seu filho e se desejam conversar sobre elas”

Oferecendo assim, a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas e a escuta ativa dos anseios dos responsáveis sempre que acharem necessário.

Os assuntos abordados serão registrados no livro de atividades da UTIN, bem como elogios, reclamações e sugestões dos pais e/ou familiares, registrando o nome dos presentes. Como forma de implementações de melhorias futuras, os assuntos relevantes destacados na reunião serão repassados para a chefia e apresentados à equipe.

O Objetivo com essa proposta de intervenção se dará através de ações que promovam o protagonismo dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde; na valorização de uma postura de escuta e compromisso por parte da equipe; na interação entre profissional, usuário e sua rede social por meio da abertura de espaços de discussão, trocas e decisões coletivas e assim promover uma reorganização do serviço de saúde a partir da problematização das situações vivenciadas de modo a possibilitar a construção coletiva de propostas de intervenção com toda a equipe de saúde interdisciplinar encarregada na escuta e na resolução dos problemas do usuário.