Prosa e poesia em rede por Patrícia Silva

12 votos

Prosa e poesia em rede por Patrícia Silva

Este é o vigésimo primeiro episódio do projeto Prosa RHS.  Último de 2021.
Aqui você ouvirá a fala de Patrícia Silva: Prosa e poesia em rede, que foi ao ar no programa Minuto Mais Saúde na Rádio Literária Carrapato, Crato Ceará, no dia 04/12/2021.

Acompanhe o texto apresentado:

Boa tarde ouvintes da Rádio Literária Carrapato!

Boa tarde a querida Erika e Samuel, que tão maravilhosamente têm acolhido a Rede Humanizasus por aqui.

Sou Patrícia Silva, editora da Rede Humanizasus.

Falo com vocês de Blumenau SC, mas apesar da distância geográfica sinto que estamos bem próximos e conectados.

Gostaria de lembrá-los nesta fala como iniciamos nossas participações por aqui, contar um pouco de nossa história e também arriscar um pouco de poesia.

Em 31 07 2020 escrevi um post na Rede Humanizasus anunciando aos participantes:

Novidades no Ar … na Rádio Carrapato em Crato Ceará fala sobre Humanização nos Serviços de Saúde!

Mais uma novidade … agora na rádio em Crato Ceará, compartilhando sotaques e alguns aprendizados ❤️

Conheci a querida Enfermeira Erika Formiga por uma destas aventuras virtuais que fazemos em tempos de pandemia. Na oficina de Narrativas em Saúde dos queridos Alcindo Ferla e Jacqueline Abrantes. Durante a oficina Erika nos conta de sua experiência com cartas aos usuários da UBS Granjeiros 2 em Crato Ceará

Daí foi uma troca de carinhos e deu nisso … um convite para falar sobre Humanização para a população no programa de rádio Minuto Saúde.

Naquele dia 01 08 2020 falei sobre Humanização nos serviços de saúde.

Confesso que apesar de trabalhar há muitos anos com a Política Nacional de Humanização, é sempre um desafio resumir a grandeza desta política pública do sus numa fala breve e de fácil compreensão para todos.

Depois deste momento, muito especial, de me sentir próxima a vocês, juntamente com os queridos companheiros do Movimento Humanizasus, surgiu a ideia de estarmos aqui em prosa com vocês a cada 15 dias. Daí criamos o Prosa RHS. Com estes minutos na rádio, pudemos estar próximos, aprendendo muito com todos os colaboradores do programa e levando algumas postagens, que estão no acervo da Rede Humanizasus e nos inspiram a seguir, neste movimento em favor da humanização no SUS e em defesa da vida.

Lembro que no dia 04 12 2020, puxa como o tempo corre rápido não é mesmo? Fiz uma prosa poesia que gostaria de compartilhar como vocês.

Queria escrever poesia…

https://redehumanizasus.net/queria-escrever-poesia/

Queria escrever poesia, para que pudessem caber nas palavras meus sentimentos de agora.
Bem sei que só a arte seria capaz de traduzir tais momentos, sentidos e pensamentos.
Palavras são pequenas, pensamentos escapam às sensações.
Talvez seja só a poesia capaz de contar os momentos nos quais estive por aqui. Buscando soluções para fazer a vida vibrar. Os desejos serem públicos. As vivências eternizadas e as memórias se tornassem história.

É provável que percebam que em minhas palavras existe cura, saúde, alegria. Vivas de vitória, gotas de resiliência, toques de paciência e amor sem medida.

Qual sentimento poderia explicar toda esta vivência de dois anos e tantos dias de tentativas e erros, de frustrações e encorajamentos, senão o amor?

Neste mar de sentimentos há também impregnada uma força que é produzida no coletivo. Só quem vive num coletivo, que vibra com valores da humanização: democracia, inclusão, respeito à diversidade, saúde universal/integral/equânime, consegue trilhar estes caminhos que nos fizeram chegar até aqui.

Sim, somos plural. Coletivo.

Queria escrever poesia para ajudar a traduzir o que é ser coletivo.

Vozes que formam uma balburdia deliciosa, não um coral em uníssono, que seria lindo, porém regido por um maestro. Não. Somos vozes afinadas, mas cada uma com sua beleza e intensidade, traduzindo os sons do mundo, a diversidades das culturas, regiões e história e, muitas vezes, os silêncios, pausas, pensamentos não expressos e falas sem palavras.

É, talvez a poesia possa reunir tudo isso, mas não sou poeta, então me limito a enfileirar palavras de modo tonto, tentando em vão traduzir estes sentimentos vividos neste momento.

Registro então aqui minha incapacidade de nominá-los, mas deixo marcado na história desta rede e de minha vida. Muito feliz por termos chegado até aqui.

Outros dias e histórias virão. Há esperança e força para seguir.

 

Neste momento, julgávamos que em breve a pandemia iria acabar e o nosso dito “normal” voltaria. Qual não é nossa surpresa em ver que estamos vivendo mais um ano desta pandemia. Estamos em 04 12 2021 e temos para contar histórias de perda, de sofrimento. Amigos e familiares queridos que já não estão entre nós, mas que sentimos muita gratidão porque nos ajudaram a chegar até aqui, vivos e com saúde.

Para nomear algumas pessoas próximas em uma singela homenagem trago aqui em nossa presença a vida de luta e militância da querida Stella Chebli da Política Nacional de Humanização de São Paulo, militante da Argentina que viveu no Brasil e lutou pelo SUS com garra e força. Da guerreira e Simone Batista Leite, da ANEPS Nacional, Movimento SUS nas Ruas que nos ensinou a transformar luto em luta! E do querido amigo Marcelo Dias da Rede Humanizasus de Jaraguá do SUS SC que tão docemente em alguns momentos contribuiu com o Programa Minuto Mais Saúde, nos ensinando que ser profissional de saúde é antes de tudo se colocar no lugar do outro, respeitar a sua dor e seguir ao lado na caminhada pela busca da cura e da saúde.

E como mensagem de esperança na busca de dias mais felizes, deixo com vocês outro poema de minha autoria, também compartilhado na Rede Humanizasus:

Nós quando a pandemia acabar…

https://redehumanizasus.net/nos-quando-a-pandemia-acabar/

Nós quando a pandemia acabar…
Deixaremos rodar nossa alegria de mãos dadas com os amigos.
Mostraremos os sorrisos que nunca deixaram de existir.
Floresceremos em afetos construídos em momentos de dor e sofrimento.
Realizaremos os desejos de estarmos juntos, de abraçar.
Relembraremos como nos conectamos na distância dos dias tristes, com a certeza de que acabaram.
E então seremos afetos, sorrisos.

Rodaremos de mãos dadas.

Num movimento de alegria, esperança e certeza de que nossa amizade se fortaleceu.
Nós quando a pandemia acabar…
Encararemos o tempo e o espaço, para enfim estarmos juntos num abraço sem fim.

 

Gostaria de agradecer a todos, todas e todes que estiveram mais este ano em nossas vidas, que possibilitaram esta conexão, mostrando o quanto o SUS é grandioso e o quanto produzimos saúde, mesmo fora dos serviços de saúde propriamente ditos.

Compondo novos modos de estar na vida, modos estes que nos ajudam a fortalecer nossa imunidade, reforçam nossa humanidade e nos fazem seguir acreditando numa humanização possível das relações e de uma luta em rede, em conexões virtuais, territoriais e especialmente afetivas e amorosas.

Obrigada especial para Erika e Samuel que se desdobram em conexões e afetos para fazer acontecer este Minuto Mais Saúde com múltiplos sotaque e sempre com muita alegria e força militante em favor do SUS.

Até a próxima <3 Obrigada. Sigamos sempre unidos.

Áudio Post por Patrícia Silva

Não esqueça de se inscrever no canal da RedeHumanizasus no Youtube, curtir e compartilhar os áudio posts e acionar o sininho para acompanhar as novidades!

Se desejar ouvir o programa na íntegra confira abaixo:

 

Podcast do Programa Minuto Mais Saúde do dia 04/12/2021

https://anchor.fm/samuel-pereira-do-nascimento/episodes/PROGRAMA-MINUTO-MAIS-SADE-0412221-e1b8g40

A fala de Patrícia Silva inicia em 1h43min54seg.

Apoie financeiramente a RHS!

Clique aqui http://tinyurl.com/bsocialrhs

Com R$ 20 reais mensais, ou mais, você colabora para a rede seguir no ar!

Esse valor pode ser mensal (via cartão de crédito) ou único (no boleto bancário).

Contamos com vcs e a sua rede ampliada de parceiros!

AbraSUS

Tags: prosa rhs, prosarhs, áudio, rádio, áudio post, spots de rádio.