PROSEANDO SOBRE SAÚDE GLOBAL E HUMANIZADA

7 votos

Numa parceria entre a rhs e a rádio literária carrapato, aconteceu o dia 20/04/2024, sábado, mais uma edição do PROSA rhs.

A temática escolhida é uma das nossas urgências do presente, pois é notória a aceleração das mudanças climáticas que afetam a vida humana na terra.

“O planeta está apenas se coçando” , me disse certa vez um amigo geólogo. Relutei em aceitar essa hipótese, mas hoje percebo o sentido de suas palavras. Na perspectiva geológica a terra continuará em sua órbita, mas sua crosta passa por intensas transformações que afetam a vida vegetal e animal . Afetam a humanidade.

” …VAI VIRAR MAR, DÁ NO CORAÇÃO, O MEDO QUE UM DIA O MAR VIRE SERTÃO…”

Mudanças que afetam a vida e o viver. Como falar sobre isso em pouco tempo? O desafio foi lançado pelo coletivo. Um dueto se estabeleceu entre 2 editores: Eu, Rejane Guedes, nutricionista, no Rio Grande do Norte e Rui Harayama , professor, antropólogo, no Pará.

Confira o resultado no link abaixo:

https://podcasters.spotify.com/pod/show/samuel-pereira-do-nascimento/episodes/PROG-MINUTO-MAIS-SADE-200424—3-BLOCO–REJANE-GUEDES-E-RUY-HARAYAMA-e2iu0ov

Construimos roteiro, considerando 19 a 20 minutos de prosa:

1. O planeta Terra e sua condição de intensas transformações ( bilhões de humanos, envenenamento e empobrecimento do solo, mudanças climáticas, guerras…

2. Desigualdade social , fome, precarização do trabalho, adoecimentos

3. A importância do sistema de saúde como garantia de um direito social, enfatizando a humanização como valorização dos sujeitos

4. cultura e tradições: as lições da ancestralidade

5. O cuidar de si, o cuidar dos outros, o cuidar do todo : um compromisso coletivo .

6. Alguns exemplos breves sobre os fazeres da agricultura familiar, agrofloresta, agricultura urbana e periurbana e os quintais produtivos.

7. Um pacto com o presente

A conversa ativou o desejo de conversar mais sobre a temática.
Podemos ampliar o diálogo neste post.

DUAS PERGUNTAS:
O que EU posso fazer pela saúde global?
O que NÓS podemos fazer pela saúde global?