Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença como uma emergência de saúde pública global, e em 11 de março do mesmo ano, passou a considera-la uma pandemia causando medo e alto nível de ansiedade na sociedade.
As epidemiologia geralmente causam estado de pânico, principalmente quando há muito a ser descoberto da saúde, à medida que o tempo avança e são publicadas novas evidências científicas. O ritmo de informação disparado diariamente, apesar de necessário, nos deixam em estado de constante alerta. Somado a esse mosaico surge a incerteza do que está por vir e, pelo distanciamento social recomendado pela OMS e autoridades públicas.
Saliente-se aqui que mediante a constatação do contato de pessoa pra pessoa como a principal forma de contágio e disseminação do SARS-CoV-2, o distanciamento social foi adotado como uma forma de reduzir a curva epidemiológica de contágio.
Pensando nisso, a equipe do Laboratório de Ensino de Habilidades de Enfermagem (LAHENF) da Universidade de Alagoas (UFAL), produziu um infográfico com oito dicas para proteção da saúde mental em tempos de pandemia, que são tão importantes importantes quanto a higiene pessoal diária.
Segue a dica…AbraSUS!