Psicologia e Fisioterapia: uma parceria que está dando certo na Atenção Básica.

5 votos

Por meio da vivência no Grupo Fisio e Saúde, oportunizada pelo estágio de conclusão do curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), percebe-se que há muito espaço para a psicologia atuar de forma interdisciplinar na Atenção Básica.

O Grupo Fisio e Saúde desenvolve diversas atividades com os usuários da UBS Wilson Paulo Noal, a partir da visão e abordagem integral do ser humano, na qual são trabalhados tantos aspectos físicos quanto questões que englobam saúde mental. Torna-se importante pois parte do protagonismo dos usuários por meio do auto cuidado, da prevenção e produção de saúde. Percebe-se também que os usuários tornam-se multiplicadores e compartilham os aprendizados com sua rede de apoio e familiares.

Enquanto profissional em formação, vivencio um aprendizado diário nas trocas com os membros do grupo e com a Fisioterapeuta responsável pelo grupo. Percebeu-se então o quanto os estes valorizam os sentimentos compartilhados e despertados a cada encontro e como estes ampliaram sua rede de apoio.  Através da observação e interação com os usuários, realizamos a proposta de produção de um cartaz que demonstrasse o que estes buscavam e/ou encontravam no grupo. Partindo de brincadeiras e também de “coisa muito séria”,  segue abaixo o resultado do cartaz produzido a partir do diálogo com os mesmos!!

Por fim, acredita-se que está experiência seja mais um “tijolinho” na construção de uma Rede de Atenção Básica mais ampla e resolutiva, na qual possam ser inseridos outros profissionais para além das equipes regulares.

 

Compartilhando o resultado das vivências!

Cartaz produzido a partir do diálogo com os usuários.