
Humanização em Movimento: Um Respiro de Natal, o Hospital Regional de Presidente Prudente, por meio do Dr. Germano e da equipe da UTI Especialidade II, realizou uma ação de humanização ao conduzir pacientes à sacada do Hospital Regional.
Numa noite de clima ameno e luzes natalinas, a equipe da UTI Especialidade II, realizou uma ação simples, porém profundamente significativa: conduziu pacientes até a sacada do hospital para que pudessem ver a rua, sentir o ar da noite e contemplar a decoração de Natal.
Mais do que uma saída do ambiente fechado da unidade, a iniciativa representou um gesto genuíno de humanização do cuidado, proporcionando aos pacientes um momento de conexão com a vida, com o tempo presente e com a esperança.
A ação “Quando o Cuidado saiu da UTI e Transcende Paredes” reforça que o cuidado vai além de protocolos e tecnologias, alcançando também o emocional, o simbólico e o humano — elementos essenciais no processo de recuperação e dignidade do paciente.
A iniciativa reforça o compromisso institucional com o cuidado integral, o acolhimento e a humanização da assistência.
Descrição da ação:
Foi realizada uma ação de humanização que consistiu na condução de pacientes da UTI Especialidade II até a sacada do hospital, permitindo contato visual com o ambiente externo, observação da decoração natalina e vivência de um momento de relaxamento e bem-estar.
Objetivo:
Promover conforto emocional, redução do estresse, sensação de pertencimento e humanização do cuidado hospitalar.
Resultados observados:
Melhora do humor e expressão emocional positiva dos pacientes
Fortalecimento do vínculo entre equipe e pacientes
Valorização do cuidado integral
Impacto positivo no ambiente assistencial
Conclusão:
A ação reafirma o compromisso institucional com a Política Nacional de Humanização, demonstrando que pequenas iniciativas podem gerar grande impacto na experiência do paciente hospitalizado.
Administração, UTI Especialidade II e Núcleo de Humanização do Hospital Regional de Presidente Prudente