Rastreamento do câncer de mama é realizado de forma clara e humanizada

5 votos

O rastreamento do câncer de mama tem sido exercido de maneira integral na rede de saúde da cidade de Presidente Prudente – SP.

Com enfoque no cuidado integral da paciente, o diagnóstico precoce tem sido exercido por vários profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acadêmicos de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) são postos aos diversos níveis de atenção à saude para acompanhar a rotina no rastreamento do câncer de mama.

O relato de experiência em questão, acontece no Ambulatório Médico Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, onde consultas com especialistas e exames complementares são realizados em pacientes com diferentes patologias.

No mês de setembro de 2024, supervisionados pelo professor e doutor Giuliano Tosello, acadêmicos do 6º ano de medicina puderam acompanhar um exemplo de prevenção secundária em uma paciente jovem, que viera encaminhada de uma unidade de saúde da família do município, por apresentar nódulo palpável em mama direita, com BI-RADS 3 pela mamografia.

Parte inicial do atendimento foi fornecer a informação à paciente de que um laudo mamográfico BI-RADS 3 trata-se de alguma alteração que seja provavelmente benigna e com risco de malignidade inferior aos 2%.

De maneira humanizada, os profissionais e acadêmicos puderam relatar à paciente que o acompanhamento seria fornecido de maneira periódica, acompanhando de perto sua evolução e dando todo suporte emocional a ela.

Ainda foi marcado e realizado, no mesmo ambulatório, a ultrassonografia de mamas. Em que se constatou um nódulo hipoecogênico, ovalado de contorno regulares, bem delimitado, horizontalizado e sem efeito acústico posterior.

Para o acadêmico Gabriel Pinheiro Salomão, participante desse cenário, o saldo de aprendizado foi positivo, uma vez que houve experiência de como manejar um nódulo de mama palpável além de como conduzir a situação garantindo conforto emocional para a paciente.

Desse modo, os acadêmicos de medicina experienciaram práticas que garantem os princípios do SUS.

Alguns itens praticados com a paciente em questão foram:

1- Acolhimento e empatia

2- Informação clara e acessível

3- Participação ativa das necessidades da paciente

4- Acessibilidade aos serviços e tecnologias

5- Equidade e Atenção integral

 

Na foto acima: acadêmico Gabriel Pinheiro Salomão ao lado de um aparelho de ultrassonografia disponibilizado pelo Ambulatório Médico Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima.