Reciis lança a segunda parte do dossiê ‘Estudos métricos da informação científica em saúde’
(por Roberto Abib – Reciis)
Com o objetivo principal de fomentar as perspectivas de análise do conhecimento científico para a formulação de políticas públicas, sobretudo, no campo da saúde, a Reciis apresenta a segunda parte do dossiê ‘Estudos métricos da informação científica em saúde’ no primeiro número de 2022. A coletânea foi editada pelos professores e pesquisadores Natanael Sobral e Leilah Santiago Bufrem, da Universidade Federal de Pernambuco.
Em editorial, Natanael Sobral e Leilah Bufrem destacam a importância do Brasil na produção de conhecimento em estudos métricos da informação científica; posicionado em 4° lugar, nos últimos cinco anos, entre os países consolidados como potências científicas nesse campo. Nesse sentido, o dossiê publicado pela Reciis reafirma o protagonismo do país no cenário mundial com a disseminação de pesquisas em estudos métricos da informação científica em saúde no Brasil, expressando a força de uma comunidade científica que insiste em resistir em meio a múltiplas adversidades pelas quais passa a ciência brasileira.
O dossiê se baseou nos eixos consolidados no Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria pelos quais foram selecionados dez artigos originais, cinco publicados no v. 15, n. 4 (2021) e os outros cinco publicados neste número v. 16, n. 1 (2022). Assista aqui ao vídeo em que Natanael Sobral comenta sobre a coletânea.
Produção científica e covid-19
A segunda parte do dossiê ‘Estudos métricos da informação científica em saúde’ apresenta uma diversidade de análise sobre a pesquisa científica e a covid-19. No artigo ‘Produção científica sobre a Covid-19 na Ciência da Informação no Brasil: uma análise na BRAPCI’, João Arlindo dos Santos Neto investiga o cenário da produção cientifica sobre a covid-19 no campo da Ciência da Informação. Já em ‘A busca de informação sobre covid-19 na web: uma perspectiva cibermétrica’, Felipe Lopes Roberto, Matheus Hingst Tavares, Paula Carina de Araújo, Maria do Carmo Duarte Freitas e José Marcelo Almeida Prado Cestari demonstram a influência da pandemia de covid-19 nas buscas realizadas no Google por meio do levantamento de dados em uma aplicação cibermétrica. Em ‘Representação da informação sobre a covid-19: rede semântica de títulos de artigos na Web of Science’, Bruna Lessa e Eneida Santana buscam representar as relações entre termos de maior relevância nas pesquisas indexadas na Web of Science sobre o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de dezembro de 2019 a maio de 2020.
A coletânea é composta ainda por trabalhos voltados à autoria e coautoria de pesquisadores e instituições no campo da saúde com o artigo ‘Produção científica brasileira em odontologia: análise bibliométrica com dados das bases de dados Web of Science e Scopus’, de Brianda Oliveira Ordonho Sigolo, Ana Paula Aparecida Calabrez, Catia Candida de Almeida e Helen de Castro Silva Casarin. O estudo teve como objetivo analisar a produção científica da área de Odontologia, de autores afiliados ao Brasil, com registros obtidos nas duas principais bases de dados multidisciplinares do meio científico, Web of Science e Scopus, no período de 2010 a 2020, com o auxílio da ferramenta bibliometrix. Em ‘Coautoria institucional na produção científica brasileira sobre hanseníase: uma análise a partir da base de dados Web of Science’, Andréa Cristina Bogado, Fábio Sampaio Rosas e Maria Cláudia Cabrini Grácio desenvolvem uma análise com o objetivo de visualizar a rede de colaboração científica entre a comunidade discursiva que conduz pesquisas sobre hanseníase no Brasil, por meio das relações de coautoria institucional.
Seções e artigos originais em submissão contínua
Na seção Nota de Conjuntura, Maria Cristina Soares Guimarães e Janio Gustavo Barbosa apresentam uma reflexão de como a produção de conhecimento em tempos de pandemia de covid-19 impulsionou o desenvolvimento de inúmeros iniciativas de monitoramento da informação científica a partir da experiência da plataforma scanCOVID-19. Em Entrevista à Nicole Fajardo Leão, a professora e pesquisadora da Fundação de Ensino e Pesquisa, vinculada à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e colaboradora do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde (RIMS) discorre sobre o campo de estudo ‘Literacia para a saúde’, que consiste no desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas – considerando as realidades sociais – para buscar, acessar, compreender, avaliar e dar sentido às informações sobre saúde a fim de melhorar a condição de saúde, a qualidade de vida e, por conseguinte, promover o exercício da cidadania. Na seção Resenha, a autora Angélica Baptista Silva aborda a importância para a saúde global de temas como direito do paciente, digitalização e guarda da memória de prontuários, discutidos no ‘Manual de Gestão Arquivística de Documentos em Saúde’.
Além do envio de trabalhos em períodos específicos para os dossiês temáticos, as submissões de artigos originais à Reciis estão abertas ao longo de todo ano. Os trabalhos publicados por meio de submissão em fluxo contínuo neste número apresentam artigos sobre as relações entre comunicação, informação e saúde a partir de temas como: relações entre HIV/aids e covid-19, divulgação científica e qualidade do cuidado em saúde na perspectiva do usuário. Tais trabalhos privilegiam as mídias sociais online como objetos de observação e análise.
A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).