Reciis lança chamada pública para dossiê Saúde, etnicidades e diversidade cultural
Texto: Roberto Abib (Reciis/Icict)/Fiocruz
Até o dia 12 de agosto é o prazo de submissão de trabalhos inéditos para o dossiê Saúde, etnicidades e diversidade cultural: comunicação, territórios e resistências da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis). O periódico científico é editado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A publicação está prevista para dezembro.
De acordo com os editores convidados Adriano De Lavor e Ana Lúcia Pontes, o dossiê pretende contar com contribuições multidisciplinares que discutam a determinação social da saúde dos diferentes grupos étnicos e as relações existentes entre as condições de saúde, suas possibilidades comunicativas e a efetivação de políticas públicas. “Consideramos relevantes perspectivas que articulem questões da diversidade sociocultural, o direito à comunicação, às lutas por território e às estratégias de resistências de grupos étnicos”, destacam os editores.
A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol.
Adriano De Lavor é doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Suas pesquisas estão voltadas para os seguintes temas: comunicação, visibilidade social, políticas públicas e saúde, com foco nas populações em situação de vulnerabilidade e nas abordagens pós-coloniais.
Ana Lúcia Pontes é doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Tem atuado com pesquisas qualitativas, formação profissional e projetos técnicos no âmbito da Saúde Indígena, principalmente na sua interface com as políticas públicas de saúde, perspectivas antropológicas dos modelos de atenção à saúde e formação profissional de Agentes Indígenas de Saúde.
Para dúvidas e mais informações: [email protected] ou pelo messenger da nossa página do facebook: https://www.facebook.com/ReciisIcictFiocruz/
Acesse a chamada pública aqui
Imagem: mural Todos Somos Um (etnias) – Zona Portuária do Rio de Janeiro – Eduardo Kobra