Relato de Experiência – Desenvolvimento do Boletim de Humanização no SUS
Em 2024, tivemos a oportunidade de participar do desenvolvimento da edição de dezembro do Boletim de Humanização no SUS, como parte das atividades do PET-Saúde Equidade — programa do Ministério da Saúde voltado à formação de profissionais comprometidos com a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse eixo do projeto é resultado da parceria entre a Universidade Federal do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins e a Prefeitura Municipal de Miracema.
A produção foi realizada por um grupo composto por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Medicina, sob a orientação do preceptor Wendy Delgado da Cunha. O trabalho consistiu na revisão e organização de informações relevantes sobre a humanização em saúde no estado do Tocantins, a partir de dados e experiências apresentados pelo serviço de saúde da gestão estadual da rede Humaniza SUS.
Ao longo da elaboração, tivemos contato com conceitos, políticas e práticas voltadas para a Política Nacional de Humanização (PNH), compreendendo sua importância para a qualificação do cuidado, a valorização dos trabalhadores e a ampliação do acesso aos serviços. Essa vivência nos permitiu refletir sobre como ações de humanização influenciam diretamente a experiência dos usuários e fortalecem a relação entre profissionais e comunidade.
A experiência foi extremamente enriquecedora, pois proporcionou a troca de saberes entre diferentes áreas, ampliou a visão sobre a atuação multiprofissional no SUS e evidenciou o papel fundamental da humanização como diretriz para um cuidado mais integral e equitativo. Consideramos que o resultado foi exitoso, não apenas pelo boletim produzido, mas pelo aprendizado coletivo.

Por patrinutri
Que bacana este trabalho Kaio. E muito necessário também incluir a humanização no campo da comunicação e aproximar as experiências exitosas ao grande público da saúde e áreas relacionadas a comunicação.
Parabéns! E Obrigada por compartilhar conosco!
Aguardando a edição de 2025 <3
AbraSUS!