Relato de experiência / Visita ao Hospital Regional de Presidente Prudente
Na última segunda-feira (14) os alunos do 5º termo de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) tiveram a oportunidade de conhecer na prática os métodos da semiologia de pulso, no setor de cardiologia do Hospital Regional de Presidente Prudente.
O ensino fez parte da disciplina de Programa de Prática Médica (PPM), a qual tem por objetivo reconhecer e compreender através da avaliação clínica do paciente suas repercussões no organismo e as respostas individuais e coletivas com a identificação dos sinais e sintomas clínicos.
Na ocasião, tivemos o apoio de professores médicos, que nos orientaram, reforçaram e conciliaram os ensinamentos teóricos com a prática clínica, na abordagem e realização do exame de pulso.
Divididos em grupos, realizamos o exame físico de pulso e fizemos uma entrevista com os pacientes, sobretudo sobre a identificação, história da moléstia atual, aspectos psicossociais entre outras abordagens clínicas. Características que vão de encontro com a proposta de ensino da disciplina, a qual preza pela demonstração de habilidades de comunicação verbal e não verbal, observando os aspectos éticos, humanísticos, sociais e psicológicos.
Além de discutir cada caso e observações, colocamos em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo no que diz respeito à abordagem humanizada entre nós, futuros profissionais de saúde, e cada um dos pacientes internados na unidade.
Para mim, enquanto aluno, o momento foi de intersecção entre os conceitos teóricos e práticos – os quais nortearam cada etapa da visita no Hospital Regional. A visita proporcionou aproximação, aprendizado e contribuição para a formação contínua e progressiva do ser médico.
Autor do texto: estudante do 5º termo de medicina na Unoeste, Estevão Pinheiro Salomão