Este relato foi elaborado por duas estagiárias do 9°semestre de Medicina durante o estágio em saúde Mental. As duas frequentaram diferentes CAPS(O CAPS Dr. SADI FEITOSA DE CARVALHO pela estagiária Luce e o CAPS CASA VERDE pela estagiária Shayara ); nos quais desenvolveram atividades proativas e cruciais para a formação médica . Sendo assim, esse mesmo tem como objetivo destacar semelhantes pontos em ambos os CAPS destrinchando cada conhecimento adquirido de forma a aperfeiçoar a visão que se tem do centro de atenção psicossocial e de uma certa forma atingir população desinformada ou com informações errôneas desse assunto.
Foram 3 semanas convivendo os CAPS (04/07 – 22/07/2022) , durante esses tempos acompanhamos Equipe multiprofissional ( Terapeutas ocupacionais ,Farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas ) nas atividades desenvolvidas para estimular o interesse dos pacientes. Dessas atividades, as mais realizadas foram rodas de conversas, jogos, danças e músicas. As rodas de conversa com o intuito de criar ou fortalecer laços entre pacientes e profissionais de saúde, aprimorar relações entre os profissionais de saúde e também para que os pacientes se conheçam de forma mais efetiva entre si para uma acomodação melhor sobre diversos assuntos. Nessas conversas cada paciente , profissional , tinha a oportunidade de contar histórias marcantes da vida, as expectativas , os medos e as conquistas .Havia momentos de desabafo , de consolo e alívios. havia também jogos de memória, de ação, reflexão, competição , brincadeira e de relaxamento.
A nossa experiência tem sido extremamente positiva porque no CAPS, aprendemos um modelo de tratamento multiprofissional que tem enfoque inicial na saúde valorizando a interação e troca de conhecimentos entre profissionais de saúde, pacientes e familiares.
Da porta de entrada, da recepção até a equipe multiprofissional , em ambos os CAPS , não deixamos de notar um acolhimento de qualidade, uma equipe prestativa e altruísta . Da nutricionista falando dos alimentos que reduzam a ansiedade para a psicóloga que gostava da roda de conversa na qual cada indivíduo compartilhava suas inquietudes. Esses bons profissionais , além do acolhimento , nos ensinaram a sensibilidade e a empatia . Saímos de lá , como seres humanos novos , cheios de conhecimentos e experiências para contar.
Foi relevante a nossa experiência, valeu a pena termos passado por lá.
Despedimos desse ambiente aconchegante com a saudade batendo no coração.
CAPS Dr. SADI FEITOSA DE CARVALHO e CAPS CASA VERDE.(04/07 – 22/07/2022)
Luce Cheljea Biniakounou Makaya e Shayara Mikelly de Oliveira Andrade
Estagiárias do 9°semestre de Medicina-FAMED-UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS(UFAL).
Por Gretty Ivane Aguiar
Belo relato de experiência, estás de parabéns 🙂