Meu nome é Danillo Teles Batista, estudante do 9 período de medicina da UFAL, e estagiei no CAPS Casa Verde, em Maceió-AL.
O CAPS Casa Verde é um serviço fundamental da Rede de Atenção Psicossocial, voltado ao acolhimento e acompanhamento de pessoas em sofrimento psíquico, promovendo cuidado integral, inclusão social e fortalecimento da autonomia dos usuários. A experiência vivenciada durante o estágio nesse serviço proporcionou um contato direto com a realidade da saúde mental na comunidade, permitindo compreender a importância de uma assistência humanizada e centrada nas necessidades individuais de cada pessoa.
Durante o período de atividades no CAPS Casa Verde, tive a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por uma equipe multiprofissional comprometida com a promoção da saúde mental. Foi possível perceber o empenho desses profissionais em construir vínculos de confiança com os usuários, respeitando suas histórias de vida e incentivando sua participação ativa no tratamento.
Ao longo dos grupos, participei de diversas atividades terapêuticas e oficinas coletivas. Esses momentos demonstraram a relevância das estratégias grupais no processo de reabilitação psicossocial, pois favorecem a socialização, o compartilhamento de experiências e o fortalecimento da autoestima de todos, tanto usuários, quanto profissionais.
Nesse período de tempo no CAPS, tive a oportunidade de realmente entender um pouco mais sobre o mundo por trás da saúde mental. Nesse contexto, um dos momentos mais marcantes nessa estadia foi poder ver, em uma atividade em grupo específica, a diversidade de ideias, vivências e planos de vida entre todos ali presentes.
A vivência no CAPS Casa Verde proporcionou uma compreensão mais ampla sobre a saúde mental e sobre a importância dos serviços comunitários no cuidado às pessoas em sofrimento psíquico. Foi possível perceber como a atuação de uma equipe multiprofissional qualificada, aliada a práticas humanizadas e inclusivas, contribui para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Essa experiência reforçou a relevância da atenção psicossocial como instrumento de promoção da cidadania, redução do estigma e construção de novas possibilidades para aqueles que convivem com transtornos mentais, e por isso sou grato ao CAPS Casa Verde.

Por Sérgio Aragaki
Danillo,
É muito saber saber que um estudante de Medicina pode vivenciar tantas coisas enriquecedoras durante um estágio que é tão curto, mas se mostra potente em suas palavras.
O cuidado em liberdade é possível, a participação ativa das pessoas usuárias da saúde mental na produção de suas próprias vidas, de suas famílias e da sociedade também o é. Contra a manicomialização, contra os cárceres, contra a patologização e a medicamentalização das vidas.
Seguimos juntos na Luta Antimanicomial!
AbraSUS!