Relatório de experiência no CAPS Casa Verde Maceió: por Lidwine Immacule L. D. Bah

7 votos

Sou Lidwine Immacule Laurita Delali Bah,  interna de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Tive o privilégio de passar uma  parte  do meu internato de saúde mental no  Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Verde de  Pitanguinha, Maceió. Esse estágio foi uma experiência profunda que realmente ficou na minha memória.

Além de oferecer uma sensação de casa, a equipe multiprofissional é acolhedora e criativa em termos de atividades semanais.

O serviço de saúde oferece uma sensação de estarmos em casa. Isso porque funciona, de fato, em uma casa em uma rua comum de um bairro. Esse fato, aliado à maneira como a equipe multiprofissional trabalha, de modo bastante acolhedor, pode nos dar esse sentimento de estarmos em família.

Achei muito criativa e diversificada em termos de atividades semanais, tais como relato abaixo.

Tive a oportunidade de participar da discussão (realizada com o auxílio da psicologia ) sobre a sexualidade. Nela foram explicados os meios de transmissão sexual de infecções (IST), de como evitá-los e sobre serviços que oferecem testes e tratamentos, se necessários.

Teve também a oficina do pão recheado, que é feito por um grupo de usuários do serviço, sob orientação de uma profissional e de um usuário com experiência nessa atividade. Após estarem prontos, eles são vendidos à população usuária como profissionais do CAPS, mas também para a vizinhança. A  venda ficou por  dentro do próprio CAPS por falta de condição para venda externa.Comprei o misto (queijo e presunto) e foi tão delicioso que eu quis mais.

Em relação ao dia das mães, a equipe multiprofissional  do CAPS organizou uma reunião com os usuários e cada um levou uma figura feminina ( Mãe, esposa, filho ou tia )  em foto com objetivo de fazer um quadro com todas fotos para homenagear essas pessoas na ocasião do dia das mães.

Na semana anterior a essa reunião, tive a honra de discutir o tema  interessante ( sentimentos de cada participante em relação a sua mãe). A oficina de dança  de sexta-feira é realizada pela assistente social, com várias músicas escolhidas pelos próprios  usuários. São momentos que também colaboram na melhoria das relações interpessoais, na escuta, reconhecimento e respeito às diferenças, no estímulo à participação ativa.São momentos que  colaboram na melhoria das relações interpessoais, na escuta, reconhecimento e respeito às diferenças, no estímulo à participação ativa. Eles gostavam muito desses momentos de  alegria também foram inesquecíveis para mim.

A prática de atividades com benefícios psicomotores  estimulam o cérebro gerando diversos benefícios e entre outros  o desenvolvimento da concentração, o aumento da atenção e promoção de uma memória ativa. O jogo de Dominó foi inserido com objetivo psicoterapêutico, a gente  podia praticar nos momentos livres da semana.

Participei da festa dos aniversários do mês. Cada usuário levou um tipo de alimento ou bebida para a ocasião, momento valioso para os aniversariantes.

 O brechó tem como intuito a valorização do trabalho  artesanal como a educação no sentido da gestão financeira dos usuários. Existe uma sala destinada ao brechó na estrutura do CAPS. Nesse brechó estão vendidas peças artesanais confeccionadas pelos usuários, roupas e bijuterias doadas. Levei alguns artesanatos do brechó como lembranças da minha experiência indescritível durante o  estágio na CAPS Casa Verde.

No Instagram( capscasaverde), são compartilhadas algumas atividades realizadas tais como artesanato e outras.

Para finalizar, as três semanas do meu rodízio de internato de saúde mental na Casa Verde, representam uma ligação de vida e também um ensinamento profissional (saber as atividades importantes para as terapias psicomotoras). Os profissionais multiprofissionais trabalhavam juntos, criando um ambiente de trabalho organizado e saudável para todos.

Agradeço ao meu professor Sérgio (responsável pelos estágios em CAPS do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas), à equipe e aos usuários do CAPS Casa Verde  pela oportunidade e aprendizado que vai ser de uma grande importância na minha atuação médica.