Desde o dia 25 de novembro, o Wal – assistente virtual do Portal Fiocruz – dá também expediente no Repositório Institucional Arca – Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz. Sua função lá é facilitar o acesso de pesquisadores, alunos e população em geral, fornecendo ao usuário atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, aos cerca de 44 mil registros, entre teses, dissertações, áudios, vídeos e tantos outros documentos produzidos na Fiocruz.
A iniciativa começou com uma parceria entre o Centro de Tecnologia da Comunicação e da Informação (CTIC/Icict) e da equipe do Arca, que gerou a adoção do formulário do Fale Conosco pelo Repositório, com o objetivo de obter mais dados “sobre as demandas atendidas, de modo a melhorar a melhorar sua gestão”, como explica Claudete Fernandes de Queiroz, coordenadora do Arca.
A interação com o Wal é simples, com dez tópicos abordando os conteúdos do Repositório Arca. A ferramenta oferece informação em linguagem objetiva e clara, e versão em áudio, o que são medidas que possibilitam a acessibilidade para pessoas com deficiência e fortalecem o compromisso da Fiocruz na construção de práticas comunicacionais mais acessíveis e inclusivas. Além disso, ele é acessível a leitores de tela e, no momento, a equipe trabalha para traduzir seu conteúdo para Libras.
Em números, entre 2020 e 2021, a equipe do Arca realizou mais de 1.600 atendimentos ao cidadão e só no primeiro semestre de 2021, a quantidade de acessos foi de 1.004.883, segundo dados do Google Analytics.
Desde a sua implantação até o dia 14 de dezembro, o chatbot já tinha atingido a 168 acessos. Segundo a responsável pelo Fale Conosco, Valéria Machado, uma das coordenadoras do projeto “O chatbot como ferramenta de gestão da informação sobre ensino na Fiocruz”, do Edital Inova Gestão, juntamente com Aline da Silva Alves, da seção de Informação/CTIC, as expectativas não poderiam ser melhores na implantação do assistente virtual no Repositório Arca: “além de ser uma ferramenta diferenciada, poderá também ser uma facilitadora de processos para assegurar um atendimento padronizado, rápido e, principalmente, poder saber o grau de satisfação do usuário, além de conseguir dados estatísticos mais precisos”.
Acesse o site do Repositório Arca para conferir o trabalho do Wal.
Crédito: Ilustração do chatbot: Paloma Lima e Bruno Oliveira (Ctic/Icict/Fiocruz)