RESSIGNIFICANDO CAMINHOS: PARTICIPAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NOS DIFERENTES CENÁRIOS DA SAÚDE PÚBLICA

10 votos

A 4ª Região de Saúde/PR, é formada por 09 municípios, todos organizados com Conselhos Municipais de Saúde/CMS, debatendo sobre este momento de pandemia pela Covid-19, com isso há dificuldade em fazer capacitações presencias com os Conselheiros, diante deste novo cenário foi necessário nos reinventarmos, através do uso das tecnologias para continuarmos virtualmente os debates sobre temas que permeiam o SUS. Empoderar os Conselhos Municipais de Saúde para fazer parte da gestão, contribuindo com as ações de enfrentamentos à pandemia do Coronavírus e demais ações da Saúde Pública na 4ª Região de Saúde.

Para manter os Conselhos Municipais de Saúde, informados do cenário atual, utilizamos documentos oficiais como: notas técnicas, portarias, resoluções das 03 esferas de governo, tornando mais fácil o entendimento sobre a pandemia da Covid-19, bem como à regulação e utilização dos leitos de maior densidade tecnológica, sobretudo os leitos de UTI dos hospitais de referências, evitando desencontros de informações e notícias fake. Com encaminhamento de ofícios aos presidentes dos Conselhos, explicando como seria a temática da capacitação virtual, abrangendo conteúdos relacionados à pandemia. Tivemos a concordância de todos os conselheiros em participar. Elaboramos cronograma da capacitação para os meses de junho e julho/2020. Neste projeto visamos repassar informações claras, objetivas e lúdicas através de mapas de estudos. Criamos grupos de WhatsApp entre os Conselhos, respeitando sempre as opiniões dos participantes, dentro dos assuntos escolhidos e diariamente postando os mapas de estudos com as questões disparadoras para as reflexões e debates. Nesse processo, precisamos reconhecer o SUS, como nossa maior fortaleza de acesso universal na luta contra a doença que o vírus produz. A condição de relevância pública e social do trabalho dos Conselheiros nos impõe esforços ainda maiores de cidadania, de luta pela vida, de proteção coletiva da saúde de todos, dos debates, formações de opiniões e também da defesa do SUS. Com esta capacitação virtual percebemos a importância da mobilização dos conselheiros, quanto às atribuições que são dispensadas legalmente a eles e da necessidade do comprometimento enquanto protagonistas do processo de Controle Social, junto às comunidades que representam, enquanto possibilidade de socialização e efetivação da participação social. Neste projeto potencializamos as ferramentas tecnológicas que dispomos, e vimos como foi enriquecedor os debates e compartilhamentos de saberes.

Os Conselhos Municipais de Saúde, considerado a ponte entre a gestão municipal e as comunidades e usuários SUS, são fundamentais para a divulgação do cenário pandêmico, com informações corretas, com entendimentos fáceis, oriundas de fontes seguras, evitando assim causar desentendimentos e enfraquecimento do processo de trabalho de fortalecimento social