No dia 05 de outubro o GTH se reuniu a fim de organizar as rodas de conversa com os acompanhantes, com utilização de banner produzido pelo grupo, já que as cartilhas com a rotina do acompanhante ainda estão em fase de impressão gráfica. Ficou acordado que as reuniões acontecerão todas as terças-feiras, no período da tarde. O grupo também produziu placas explicativas para serem afixadas nas enfermarias, com orientações aos acompanhantes sobre normas hospitalares, controle de infecção hospitalar, papel do acompanhante, direitos e deveres dos usuários do SUS. Realizada roda de conversa com os acompanhantes dos pacientes do setor de internação. Este momento é de bastante importância, tendo em vista que os acompanhantes tem a oportunidade de falar, reclamar, sugerir, elogiar, integrando-se com a equipe de cuidado e se colocando no seu papel de cuidador, protagonizando o cenário na recuperação do paciente.
Por Emilia Alves de Sousa
É sempre inspirador encontrar narrativas de movimentos como este, que possibilita a escuta dos usuários de forma circular, ampliando a participação e o fortalecimentos de vínculos no trabalho em saúde. Sem dúvida , o compromisso de corresponsabilidade entre os acompanhantes à medida que eles se sentem valorizadas se potencializa.
Quais as principais queixas e reclamações trazidas pelos acompanhantes? Como o grupo encaminha os problemas levantados nas rodas?
Parabéns ao grupo pela iniciativa das rodas e inclusão dos usuários! Continuem compartilhando conosco as narrativas, que servem de inspiração a outros grupo, e ajudam a disparar mudanças nas práticas de cuidado!
AbraSUS!
Emília