RODA DE CONVERSA E FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Trabalho realizado na disciplina Humanização da Saúde, do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (MPES-FAMED-UFAL).
Elza Marculino Duarte (Bióloga, Docente da faculdade Seune, aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) FAMED /UFAL).
Coordenadores da Disciplina de Humanização da Saúde do MPES-FAMED/UFAL: Profº Dr. Sérgio Seiji Aragaki e Profª Drª Cristina Camelo de Azevedo.
Foi realizada uma Roda de Conversa (RC) sobre os desafios do trabalho em equipe com graduando do primeiro período de enfermagem da faculdade Seune. Nessa roda surgiram relatos de comportamentos assertivos que promoveram a participação e coesão da turma e os que geraram desgastes e frustrações. Foi um importante momento de treinar a escuta sensível e o respeito a opiniões divergentes.
Foram todos ao laboratório de informática para navegar no site https://redehumanizasus.net/ e conhecer um pouco sobre a PNH (Política Nacional de Humanização do SUS).
A Roda de Conversa facilita o trabalho em equipe por proporcionar a integração, estimular a comunicação, a partilha de sentimentos, opiniões e discussões, ampliando e fortalecendo as relações interpessoais.
41 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Boas reflexões. É impossível produzir saúde sem considerar o trabalho em equipe, que valorize os encontros para a análise dos processos de trabalho, e busca de propostas coletivas para as mudanças necessárias nos espaços institucionais. E a roda é a grande aposta da PNH para um fazer coletivo inventivo e com compromisso de corresponsabilização.
AbraSUS!
Emília
A roda de Conversa e sua
importância na sala de aula. Objetiva-se com este estudo, levantar o aporte teórico
dessa estratégia metodológica, considerada por professores especialistas da
educação, como uma ferramenta importante para os educadores, porque contribui
no relacionamento e na interação entre professor e aluno e entre alunos e seus
colegas, pois com o método da Roda de Conversa, o aluno passa a ter voz, é
estimulado a se comunicar, melhor contextualizando seu aprendizado. O processo
de ensino aprendizagem centrado nos métodos tradicionais de ensino, em geral, não
valorizam o diálogo com o intuito de oferecer subsídios para reflexões sobre a metodologia
em pauta, considerando que ela pode se constituir em um importante instrumento
para que o professor levante os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo a
eles, a expressão de suas idéias, o desenvolvimento da imaginação e da
curiosidade, superando a relação controladora que normalmente está presente nos
processos educacionais tradicionais, além de fomentar conceitos de democracia,
respeito, valores, regras, cidadania e facilitar a análise de aspectos importantes do
desenvolvimento, como a fala, a postura e a dicção. Parte-se do pressuposto, de
que a Roda de Conversa pode auxiliar o aluno a tornar-se mais crítico, participativo e
equilibrado na sua relação social.
Por DIANA CARVALHO
A roda de conversa, proposta pela professora Elza, em sala de aula, foi importante para que eu pudesse me expressar, refletir meu cotidiano, favorecendo o diálogo na construção de uma nova relação com meus conflitos. Importante salientar, que os assuntos abordados foram diversificados, deixando expostos pontos positivos e negativos, assim permitindo-me refletir ações diante das minhas relações interpessoais. Este formato, roda de conversa, nos possibilita a compreensão, a reflexão e nos aproxima de pessoas, que antes passavam despercebidas, por um motivo descuidado ou talvez de julgamento antecipado, como também nos afasta de pessoas próximas.
É interessante como este formato facilita a conversa, os questionamentos, e como fortalece as relações interpessoais nas diversas áreas , seja ela, na faculdade, no trabalho, na família, na sociedade e a relação pessoal ( como sou, quais meus desejos, minhas aflições, meus questionamentos, minha fé…).
MEUS AGRADECIMENTOS:
MINHAS PROFESSORAS: ELZA E MATILDE, PELA EXPERIÊNCIA CONSTRUTIVA.
AOS COLEGAS DE FACULDADE, POR FAZER ESSE MOMENTO ACONTECER, POIS SEM INTEGRANTES NÃO EXISTE RODA DE CONVERSA E NEM RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
Por marta celice
Momentos como esses (roda de conversa) oferecidos pelas professoras Elza e Matilde, foram de extrema importância. Muito além de oportunidade de expressão. Tivemos nosso momento de fala, e o de saber ouvir, que é fundamental em uma turma, ou até mesmo em nosso cotidiano. Particularmente a matéria como um todo me trouxe grandes experiencias e aprendizados que levarei comigo para o resto de minha vida.
Por LIDIANE SILVA
Ato de conversar, de modo geral, promove uma ampla troca de experiências, desabafos e opiniões. Assim, a Roda de Conversa estimula essa troca e é capaz de gerar uma rica produção de dados significativos. Os atos de concordar, discordar e complementar as falas anteriores promovem o aprofundamento e maior reflexão das questões propostas.
Através do exercício da fala e da escuta ativa, em um ambiente onde todos se sintam a vontade, é possível incrementar a discussão a níveis elevados de produtividade e encontrar soluções inovadoras para diversos tipos de problemas ou questões. Nos ajuda com a timidez, pois nos deixa mas a vontade para expor, as opiniões, experiências ou propostas. E acaba fazendo com que determinado assunto seja melhor absorvido por todos, pelas oportunidades de fala e troca de experiências que é proporcionado através da roda de conversa. Agradeço as professoras Elza e Matilde, por nós proporcionaram esse momento maravilhoso.
Lidiane Beatriz da Silva 1° Período Enfermagem.
Por Thalya Tenório
A conversa é um espaço de formação, de troca de experiências, de confraternização, de desabafo, muda caminhos, forja opiniões, razão por que a Roda de Conversa surge como uma forma de reviver o prazer da troca e de produzir dados ricos em conteúdo e significado para a pesquisa na área de educação, ou seja, trabalhar em equipe é essencial tanto no meio de trabalho, quanto em sala de aula, principalmente na área da saúde. O diálogo é um momento singular de partilha, uma vez que pressupõe um exercício de escuta e fala. As colocações de cada participante são construídas a partir da interação com o outro, sejam para complementar, discordar, sejam para concordar com a fala imediatamente anterior. Conversar, nesta acepção, remete à compreensão de mais profundidade, de mais reflexão, assim como de ponderação, no sentido de melhor percepção, de franco compartilhamento. Nesse primeiro período, aprendi muito com a matéria A Enfermagem, o ser enfermeiro, e o ser humano.. Só tenho a agradecer as professoras Elza e Matilde, por ter me dado experiências e reflexões incríveis, coisas que levarei pro resto da vida, no ramo profissional e pessoal. Obrigada
Por Thalya Tenório
O diálogo é um momento singular de partilha, uma vez que pressupõe um exercício de escuta e fala. As colocações de cada participante são construídas a partir da interação com o outro, sejam para complementar, discordar, sejam para concordar com a fala imediatamente anterior. Conversar, nesta acepção, remete à compreensão de mais profundidade, de mais reflexão, assim como de ponderação, no sentido de melhor percepção, de franco compartilhamento. Nesse primeiro período aprendi muito com as professoras Elza e Matilde, e só tenho a agradecer a todos os ensinamentos, levarei pro resto da minha vida, profissionalmente e pessoal. Trabalhar em equipe é importantíssimo, principalmente na área da saúde. Em sala de aula, nas rodas de conversa, conseguimos fazer amizades e compreender o outro, aprendemos a escutar o outro!! Só tenho a agradecer a Elza, mt obrigada!!
Por Rayssa Jessyca
A roda de Conversa e sua importância na sala de aula. Para mim todas as aulas foram bastante proveitosas, pude aprender, ensinar, compartilhar e dividir com meus colegas momentos únicos, onde vou levar ao longo do meu curso e minha vida! Dividimos momentos, emoções, discussões e vimos que uma roda onde se há conversa podemos aprender e repassar infinitas coisas, seja para assuntos da aula ou para nossa vida.
Por Joyce Azevedo
Em cada aula as rodas de conversa proporcionaram momentos únicos entre a turma, além de permitir que as pessoas se expressassem, ajudou bastante na interação, construção, aceitação e respeito de opiniões diferentes das nossas, o que foi muito bom para o aprimoramento das relações interpessoais de cada um. Percebi que após esses momentos as pessoas da turma pareciam ter uma relação maior um com o outro, pois esse método permitiu que trabalhássemos o nosso (eu) principalmente quando comentávamos os resultados de nossas experiências, compartilhávamos nossas vivências e fazíamos apontamentos em cima do que era comentado sobre os temas propostos, compartilhando e adquirindo conhecimentos. Ademais, tiveram experiências extremamente necessárias que as rodas de conversa nos oportunizaram, um exemplo disso foi um momento de desabafos que nos permitiram entender e conhecer pessoas, perceber os erros e agir para repará-los.
Por josiene Balbino
Sou josiene Balbino, aluna do primeiro periodo de enfermagem, na faculdade, seune na disciplina. Humanização em saúde .Com as professoras :Elza e Matilde . A roda de conversas teve uma grande importância em nossas vidas e no nosso cotidiano .Onde tivemos vários momentos de relatos sobre os desafios ,dificuldades e comportamentos em sala de aula .foram uns dos pontos a ser trabalhados com a turma .onde podemos perceber que para se obter os mesmos objetivos ,tínhamos que caminhar juntos . ATravés de algumas rodas de conversas que mostramos nossas dificuldades na hora de se expressar , adquirindo experiência e tirando medos ao apresentar os trabalhos ,assim interagindo melhor com a turma .mostrando para toda turma Como setrabalhar em equipe.
Por josiene Balbino
Sou josiene Balbino, curso primeiro período de enfermagem, na faculdade seune ,na disciplina de humanização em saúde. Com as professoras :Elza e Matilde. A roda de conversa na sala de aula , veio como um marco deconhecimentos. Tendo a importância de nos propor, de aprimorar de desenvolver nossas habilidades como profissionais e como pessoas .através da roda de conversas a gente pode transmitir os medos de enfrentar os desafios as dificuldades e de expressar nossas emoções ,no nosso cotidiano assim tendo uma melhora em nossos comportamentos.Foram uns dos pontos a ser trabalhados com a turma .As professoras nos mostrou a facilidades em se trabalhar em equipe e interagir com pessoas. Não so a roda mais toda as suas aulas me fizeram crescer em me tornar melhor a cada dia. OBRIGADA .!
Por josiene Balbino
Sou josiene Balbino ,aluna do primeiro período, na faculdade seune, na disciplina ,humanização e saúde com as professoras :Elza e Matilde. A roda de conversa é uma possibilidade para uma comunicação dinâmica e produtiva entre alunos e professores .essa técnica apresenta como um rico instrumento para ser utilizado as discussões, as dificuldades, os desafios ,os medos de se expressar diante as pessoas ou em público. A roda de conversa foi de grande importância no nosso cotidiano para que podessemos nos ver por dentro , como pessoas e como profissionais .As aulas foram bastante produtivas para nossas vidas .cada dia uma nova reflexão, um toque na alma Obrigado por ter me ensinado ser um ser melhor.
Parabéns Elza pela excelente iniciativa em contextualizar os estudantes de enfermagem do 1º período de enfermagem com um tema tão pertinente, não só para a formação como também para o cotidiano profissional. O trabalho em equipe constitui uma força de trabalho bastante coesa, que preza pela coletividade e a integralidade, diferentemente do trabalho em grupo que poderá produzir ações isolada e individual sem portanto trabalhar as diferenças que na maioria das vezes surgem centralizando o cuidado de forma fragmentada. e um outro ponto positivo da roda foi oportunizar o aluno a conhecer a redehumanizasus e experienciar essa possibilidade dentro de um campo de trocas de saberes importante para esse inicio de formação na graduação, e amplia esse espaço para outras oportunidades!
Bem a roda de conversa para mim, só me trouxe ganho, pois eu tinha muita dificuldade primeiramente em me expressar e de dar a minha opinião, preferia ficar na minha minha e só ouvir as dos demais, só que nas aulas da Profa: Elza e Matilde tive muitos ganhos,pois, a roda de conversa em nossa sala foi algo muito interessante pois, todos nós, conseguimos ver e discutir distintas opiniões, inclusive a minha rsrs… E os assuntos sempre foram variados, mais era algo que mexia mesmo com nosso psicológico, bem pelo menos o meu, repensei em varias coisas de meu dia a dia, sem falar você ouvir opiniões de outra pessoas e ás vezes, você repensar e quem sabe até mudar de opinião, pelo fato de ter escutado algo construtivo e argumentos excelentes. Na verdade o diálogo é sempre muito Bom, nos leva a muitas reflexões que hoje levo pra vida e a roda de conversa se torna muito importante,por que se torna uma troca de opiniões, desabafos e experiência.
Fico muito grata por cada momento vivido, cada roda de conversa presenciada..
Olá Elza!
Muito importante a relaização da roda nesses espaços de formação e, principalemente, envolvendo os/as estudantes no ínicio do curso. Ouvir, acolher e respeitar o que o outro diz, permite uma construção prazerosa e respeitosa…A roda permite isso!
Além disso, socializar espaços de discussão e troca de afetos e experiências com é o caso da Rede HumanizaSUS, amplia o fortalecimento do SUS que dá certo!
Parabéns!!!
AbraSUS!
Por Maria Izabel
Olá Elza,
Que roda interessante, assunto bem pertinente para ser discutido desde a formação desses futuros profissionais da enfermagem. Na saúde o “trabalho em equipe” é “um processo dinâmico envolvendo dois ou mais profissionais de saúde com antecedentes e habilidades complementares, compartilhando objetivos comuns de saúde e exercendo esforços físicos e mentais concertados na avaliação, planejamento ou avaliação do paciente e é muito importante para nossos futuros profissionais aprender desde da formação, este tipo de trabalho para o fortalecimento da assistência nos serviços de saúde. Parabéns pela roda!
AbraSUS!
Por Weslley Gabriel
A Roda de Conversa é a primeira experiência democrática de uma pessoa. Essa prática em sala promove melhor relacionamento e comportamento entre a turma, elementos indispensáveis para aprendizado de qualidade e harmonia dentro da faculdade.
É uma atividade que não requer grandes recursos, basta comprometimento da turma.
Esse momento de roda de conversa que foi feito na sala foi muito importante porque contribuiu para um melhor relacionamento e na interação da turma, os alunos começaram a ter voz e a roda que começou com um tema acabou saindo do rumo e entrando em outro mais importante, o trabalho em equipe é muito importante, ainda mais na área da saude.
Desde antigamente, quando houve uma multidisciplinaridade nos setores, tudo começou a fluir melhor, um exemplo disso é o próprio SUS que funciona com o trabalho em conjunto dos profissionais com os pacientes.
Por Maria Laura
A roda de conversa é essencial para as relações interpessoais, principalmente para alunos de 1° período, onde estão todos se conhecendo, em um novo ambiente, começando uma nova fase em sua vida. Facilita a compreensão um do outro, abre espaço para cada um expor seus desejos e opiniões (como aconteceu em uma das aulas em nossa turma), e com isso ajuda nas relações interpessoais e no desenvolvimento positivo da turma, do grupo. Na minha opinião, e na minha experiência, a roda de conversa foi algo de resultados muito positivos, até porque nunca fui muito de falar, de compartilhar o que eu pensava sobre algo, ou até mesmo quando não me agradava. E desde que comecei com as aulas das professoras Matilde e Elza, que abordam muito essa didática de roda de conversa, eu melhorei muito, e agora sempre que tem algo a ser decidido ou descutido, sugiro a roda de conversa, para entrar um acordo, onde todos poderam expõe suas opiniões e entrar em um acordo favorável a todos. Então acho que a roda de conversa é sim importante, essencial, e uma base para as relações serem bem sucedidas, e obterem resultados positivos.
Por Sérgio Aragaki
Parabéns pelo incentivo e fortalecimento da participação ativa, da escuta qualificada, do protagonismo de tanta gente boa na defesa do SUS!
Por Solange Bernardo
As Rodas de Conversas é sem dúvidas um momento único de socializar atitudes e pensamentos. Esse momento em que podemos nos expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmo, foi de grande importância para mim, e para nossa turma em geral.
Foram nas rodas de conversas que tivemos a oportunidade de discutir e construir medidas para melhorar alguns pontos na convivência da turma, aprendemos a respeitar e valorizar a opinião dos colegas e aprender com a diversidade de ideias e conhecimentos, não é uma tarefa fácil, mas muito gratificante quando executada.
É conversando, trocando ideias, sabendo falar e sabendo ouvir, que conseguimos atingir a integração entre o fazer, o saber, o conviver e o ser de todos. Meu muito obrigada as Professoras Elza e Matilde por nos proporcionar esses momentos.
Solange Bernardo
1º Período de Enfermagem- noturno
A roda de conversa é um método importante para o diálogo, nela podemos nos expressar, escutar os outros e nós mesmos. Com esse método podemos discutir e construir em equipe estratégias para melhorar nossas relações interpessoais e aprender com a diversidade de idéias e conhecimentos dos integrantes da equipe.
Não é uma tarefa fácil, mas muito gratificante e edificante quando executada.
Mickaelly Gláucia de Oliveira da Silva Felix
1° período Enfermagem – Seune
Essas experiências vivenciadas em sala durante as rodas de conversas e também na sala de vivência, foi de grande aprendizado, logo eu que tenho uma timidez… Ajudou no meu desenvolvimento, através dos diálogos, reflexões, dinâmicas, etc.
Na roda de conversa me senti segura, desabafei sobre meu eu, colocando minhas idéias, consequentimente minhas emoções.
Hoje sei da importância, aprende ser crítica e participativa, temos que saber ouvir e falar no momento certo, sei que trabalhar em grupo fortalece e motiva a equipe, e a união é o progresso do sucesso…
Obrigado por esses momentos ( Elza e Matilde ).
Por tatiana araújo
A roda de conversa, através da discussão gerada, estimula o trabalho em equipe, com a comunicação e o compartilhamento de experiências vividas e opiniões , favorecendo uma reflexão talvez antes jamais realizada entre um determinado grupo de pessoas,que já interagem entre si de uma forma mais formal, abordando conteúdos corriqueiros, aproximando pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais,favorecendo um diálogo mais aberto . Me sinto gratificada em ter vivido essa experiência, como profissional e aluna , posso dizer que a roda de conversa, favorece muito nos relacionamentos interpessoais.
Por Tamires Ataide
A RODA DE CONVERSAS,
Em um país democrático é muito recorrente a diversidade de opiniões e para tem um maior alinhamento entre as mesma é extremamente importante as relações interpessoais, acredito que a toda de conversar proporciona isso, o autoconhecimento mas também ensina a saber reavaliar as opiniões alheia, é indescritível a sensação maravilhosa que sentimos ao se colocar no lugar dos outros, ao ouvir os diferentes relatos de vida do próximo, uma alta reflexão é lançada em nossas cabeças deixando-nos cada vez mais sensível e compreensivo, além disso, pode dizer que através das rodas de conversar podemos ouvir relatos de experiência passadas, essas jamais imaginadas e que nos ajudar nas diversas situações vividas. Para mim foi um prazer imensurável fazer parte dessa equipe de roda de conversas, quero deixar aqui o meu agradecimento às professoras maravilhosas que nos proporcionou isso, e parabenizar pelo excelente trabalho realizado.
A roda de conversa e a importância na sala de aula. Para mim em especial gostei muito do formato das aulas, trás uma sensação de mais proximidade e olho no olho. Tira aquele aspecto convencional e nos mostra um outro lado que nos aproxima e nos encoraja a debater os assuntos em discussão! Ótima iniciativa didática das professoras Elza e Matilde. Deixo aqui registrado a minh grande admiração por vcs e agradeço imensamente por todos esses momentos e troca de experiências.
Por vilma cristina
Conversar ,escultar seu companheiro,Nada mais importante que um bom diálogo!são esses momentos que vamos levar pra nossa vida ,tanto no pessoal ,como no profissional.
Você aprende a falar e a ouvir quem tá do seu lado,acaba dando mais valor as pequenas coisas.aprende que a melhor solução para tudo é a conversa ,onde tudo fica claro ,e sem sombra de dúvidas, é a melhor maneira de resolver as coisas que sempre ficam esclarecidas com uma boa conversa.
Foi assim em sala! quando a professora pediu que falassemos das necessidades em sala ,daí pude perceber que tinha muita coisa pra ser dito e feito ,e como não se tinha essa “conversa”acabou meio que uma insatisfação de algumas partes ,por coisas que eram simples,mas nunca foram ditas ,então se não tivesse tido essa conversa ia ficar tudo do mesmo jeito , pessoas reclamando, insatisfação e acabava criando um desconforto na sala toda .por isso que devemos sempre ter esse momento que é único e satisfatório pra todos .
Vilma Cristina
Primeiro período (noturno)
A roda é um potente dispositivo para ampliar o diálogo, problematizar os desafios do trabalho em equipe e disparar mudanças em benefício de todos.
Parabéns pela postagem!
Por Jardiane Nunes
Por: Jardiane Nunes
O vinculo entre a finalidade o desenvolvimento atraves da relação interpessoais em equipe e de trabalho e sempre compreendendo a sua realidade para promover crescimento e cada um dos profissionais individualmente e do grupo com um todo facilitando a resolução dos conflitos.
Esta estrategia metodológica , muito bem transmitida pelas professoras atraves da educação como uma sabia ferramenta pelas nossas educadoras , trabalhando para contribui na interação e facilitando o relacionamento entre os colegas e principalmente entre os professores .
Assim a roda de conversa estimula o dialogo contribuindo para argumentação com uma margem teorica mais proveitosa assim tera uma boa articulação para expor as opiniões,experiências ou propostas.Portanto á roda de conversa sé torna um espaço para a formação e principalmente de troca de experiências .
A roda de conversa para mim foi importante pós facilitou para o meu dialogo porém tinha muita dificuldade em espor minha opinião e no compartilhamento em grupo e , esta estrategia da roda de conversa só me trouxe quandes beneficios .
Por GINASELVA SILVA
A roda de conversa para mim foi experiência muito gratificante pois como estamos todos reunidos ali trocando experiências tive a oportunidade de conhecer um pouco de cada colega de sala seus sonhos conquistas,em Fim tive oportunidade de conhecer os melhor a com roda de conversa também me ajudou de deixar de ser tímida tenho muita vergonha de falar o público hoje estou um pouco melhor conversa por observar onde eu estava errando do meu dia a dia com outros e ter paciência e fazer as coisas uma de cada vez tudo no seu tempo essa proximidade oportunidade que a professora Mao tia de Professora Elza me por me proporcionou foi uma experiência muito prazerosa pois quando estava dialogando com os outros durma percebi que todos têm os seus problemas e que ninguém vive sozinho no mundo e Todos precisamos uns dos outros para sermos pessoas melhores.
Por DOUGLAS SANTOS
A roda de conversa para mim foi algo inovador, não por ter sido criado hoje, por que rodas de conversas fazem parte da nossa vida desde sempre, mas sim por ter finalmente tido a finalidade de socializar, conhecer, e adquirir/repassar conhecimentos e experiências com meus colegas de classe. Esse método eficaz, se realizado com veemência e sabedoria pode acarretar resultados incríveis, além de contribuir de forma positiva para a construção do caráter do cidadão, pois o método cara a cara e olho a olho, tem se tornado escasso na atualidade devido a toda tecnologia que nos rodeia. Gostei e aprovo o trabalho que a professora Elza Duarte tem iniciado, e prevejo sim grandes frutos.
A RODA DE CONVERSA proporcionou a nós alunos do primeiro período de enfermagem, um momento sem igual e único. Momento em que podemos trocar informações, adquirir conhecimento, refletirmos sobre nossas opiniões, analisarmos, trocarmos experiências, desabafar. Permite uma liberdade de pensamentos e culturas que possam ajudar para futura vida profissional e dos possíveis anos de convivência dentre do ambiente acadêmico.
Por Dhennefer Morais
A roda de conversa foi uma experiência incrível,pois era onde eu tinha a oportunidade de compartilhar diversas coisas que acontecem na minha vida e também a conhecer melhor cada um .
Como eu sou uma pessoa bastante tímida a roda de conversa fazia com que eu conseguisse se comunicar melhor com o outro e aos poucos conseguir perde me timidez que era demais agente tinha o privilégio de ouvir oque a outra pessoa tinha pra falar em determinado momento,Então na maioria das situações que cada um tinha vivênciado tanto na faculdade como também em outros locais cada um conseguia expor sua opinião de acordo com os temas que era proposto pelas professoras Elza e Matilde .
Portanto a roda de conversa me trouxeram ótimos benefícios muito obrigado professora Elza e Matilde por ter obtido esse conhecimento maravilhoso.
Por Paula Rocha
Apesar de não aparentar para muito, a roda de conversa tem uma grande importância na vida das pessoas, pois lá você pode expressar seus sentimentos, emoções, suas ideias, é onde podemos fortalecer laços, e o aluno passa a ter voz. Eu posso dizer por mim mesma, eu sempre tive um grau de timidez elevado, a ponto de não querer participar de quase nada, e as rodas de conversas me faziam ficar a vontade para expressar o que eu estava pensando sobre os determinados assuntos daquele momento. Na roda de conversa existe um diálogo, um debate, onde todos podemos dar nossas opiniões e chegar a um bom senso, se todas as aulas fossem assim seriam melhores, pois faria com que muito mais alunos sentissem prazer de participar. Vínculos entre aluno e professor é essencial e as rodas de conversa ajudam a fortalece-los.
Obrigada as professoras Elza e Matilde pelos ótimos momentos de conversas em sala, me fizeram perder uma boa parte da timidez e me sentir mais a vontade em sala, os diversos assuntos me fizeram ter uma visão diferente de tudo que acontece no meu dia a dia, só tenho a agradecer pelas incríveis aulas.
Aluna: Ana Paula de Oliveira Rocha
1º Período de Enfermagem SEUNE (noturno)
Por Tamires Juiana
A roda de conversa é de grande importância pois facilita a comunicação entre os alunos permitindo que cada um fale mas que também escute, essa troca possibilita ricas experiências. É um método que ao meu ver, facilita a interação pois permite o olho no olho e prende a nossa atenção a pessoa que esta falando.
Durante as aulas tivemos vários momentos como esse, onde pudemos assimilar melhor os assuntos e discutir sobre nossas opiniões, a roda de conversa fortalece o hábito de aceitar o que o outro esta propondo, facilitando as idéias que muitas vezes são diferentes e não são aceitas quando não se trabalha de uma maneira construtiva diferente desse caso.
Por fim, agradeço a oportunidade de participar desses momentos que nos marcaram, a cada uma de uma forma especial, disso eu tenho certeza e por sempre nos trazer formas para nos expressarmos sempre da melhor maneira.
Tamires Juliana Chaves dos Santos – Enfermagem / 1° Período- Noturo. (SEUNE)
Por Hemilly Brito
Em todas as aulas tinha que fazer a roda de conversa para que nela trabalhasse a visualização dos outros alunos , também para ouvir as opiniões e história de cada um, nessa roda vem a importância de ouvir e de falar suas experiências , as vezes que serve de exemplo de vida ou até mesmo desabafo. A roda também faz com q tenha uma aproximação diante da turma e professor , com isso nós aprendemos à ter aceitação e respeito com o próximo , fez com que formasse mais do que uma sala de aula e sim uma amizade coletiva .
Por Arielly Lisandra
A importância da roda de conversa na sala de aula.
Como podemos observar, nas rodas de conversas é o momento onde podemos debater sobre algum assunto, olhando um no olho do outro, podendo trazer assuntos pessoais, problemas tido no dia-a-dia, podendo ajudar uns aos outros, sempre respeitando a opinião do outro, e tendo também como aprendizado, ou seja, uma troca de informações, o que é bastante interessante. Momentos como estes, são de bastante valor, e temos que aproveitar ao máximo.
Por Ingrid Costa
A roda de conversa é importante para facilitar a comunicação entre os professores e os alunos,que nos permite falar e ouvir também. É um momento em que podemos trocar informações, trocarmos experiências, adquirir informações e refletimos sobre nossas opiniões e dos outros, é um momento onde permitimos que cada possa expressar em liberdade seus pensamentos,que isto favorece um ajuda para a futura vida profissional.
A roda de conversa dever acontecer em todos os ambientes e principalmente em sala de aula ,trazendo a liberdade de expressar ,dando oportunidade para o momento do dialogo ,interagir com o grupo buscando melhoria e conhecendo cada integrante dessa roda de conversa tirando duvidas fazendo com que sua colaboracao ajudemno desenvolvimento ,foi relatado na roda de conversa que a turma precisa se unir mas ,relatos de desgaste ,devemos respeitar o proximo . Proporcionar a comunicacao e fortalecer as relacoes interpessoais ,sou timida e aprendei quer sou capaz de interagir ,livre pra falar ,dialogo com varias pessoas . Primeiro periodo de enfermagem da Faculdade Seune em Maceio ,os professores Elza ,Matilde e James.
Por cristinaazevedo
Elza, que repercussão bacana de sua roda de conversa sobre a PNH! Destaquei algumas das belas falas que apareceram nos Comentários para a gente curtir e valorizar a potência do dispositivo da Roda, que parece despertar em todos/as nós a energia de estar fazendo parte das situações da vida. “fazer diálogo é um momento singular de partilha” . “A roda é a grande aposta da PNH para um fazer coletivo inventivo”. “Contribui no relacionamento e na interação entre professor e aluno e entre alunos e seus colegas”. “Refletir meu cotidiano, favorecendo o diálogo na construção de uma nova relação com meus conflitos”. “Nos ajuda com a timidez, pois nos deixa mas a vontade para expor, as opiniões, experiências ou propostas”. Parabéns!
Olá, Elza!
O crescimento pessoal só existe quando o indivíduo estabelece relações interpessoais. Ao falar de relacionamento interpessoal, não podemos esquecer a relação que este termo tem com o relacionamento intrapessoal, que muitas vezes é tido como ponto inicial para o relacionamento interpessoal, pois lidamos com o nosso eu, nosso interior para entendermos como somos e o que podemos fazer para estabelecer a interpessoalidade.
Uma roda bem dinâmica, com vez e voz ativa dos alunos, promoção de relatos, dúvidas e esclarecimentos, rico em aprendizagem, compartilhando conhecimentos e fortalecendo a interação.Sem dúvida uma excelente oportunidade para todos envolvidos! AbraSUS!
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Olá a todos os participantes desta bonita roda,
Fazer uma roda sobre a questão das relações entre os trabalhadores das equipes de saúde é colocar em pauta o cerne daquilo que define o trabalho em saúde. Seu caráter eminentemente conversacional, segundo o nosso querido idealizador e coordenador da RHS, Ricardo Teixeira, e seu caráter inequívoco de rede.
E trazer o assunto prá dentro da RHS é ativar ainda mais a produção de relações e saberes em rede virtual que a define, entre tantas outras coisas.
Abraço agradecido!