Roda de conversa sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS na graduação – Maceió

10 votos

A Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como HumanizaSUS, foi lançada em 2003 e busca estreitar a relação entre usuários, profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde, tornando-os corresponsáveis pela gestão e produção do cuidado.

A disciplina de Saúde e Sociedade faz parte do projeto pedagógico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (FOUFAL), e apresenta em sua ementa a discussão a respeito da PNH, assim como seus impactos. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento a respeito do HumanizaSUS, foi proposto que os discentes participassem de uma roda de conversa com gestores e profissionais da Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo, que funciona como local de práticas para os cursos da saúde e para o Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Anteriormente à roda de conversa, foi disponibilizado um material de estudo para os alunos, sugerindo que os mesmos assistissem ao filme “Um golpe do destino” e aos vídeos intitulados “O SUS e a humanização da saúde” e “Cordel HumanizaSUS”, além de lerem artigos sobre o tema e documentos oficiais do Ministério da Saúde.

A priori, a roda de conversa foi conduzida através de perguntas norteadoras que estimularam os estudantes a expressarem seus entendimentos sobre o que é PNH e quais seus objetivos, além de discutirem seus princípios e diretrizes. Em um outro momento, a palavra foi passada para a diretora acadêmica da UDA, que falou sobre o processo de ambiência da Unidade, a educação permanente em saúde dos profissionais, as ações coletivas realizadas, e sobre as rodas de conversas nos grupos sociais criados envolvendo usuários, profissionais e gestores.

A roda de conversa foi finalizada com o relato da médica residente que atua na UDA, ela citou como a PNH influenciou no seu trabalho de conclusão de residência, pois através da política ela percebeu a falta de acolhimento dos pacientes na Unidade. Buscando reverter a situação, vem trabalhando para a implantação do protocolo de acolhimento com classificação de risco, que é um dos dispositivos preconizados na Política.

Ao final, os discentes relataram suas experiências com a aula proposta, e enalteceram a importância de vivências práticas para sedimentar o conhecimento teórico. Desta forma, as rodas de conversas se firmam como instrumentos fundamentais tanto no processo ensino-aprendizagem dos discentes quanto na discussão sobre a Política Nacional de Humanização.

#VivaoSUS

 

Links importantes: O SUS e a humanização da saúde; Cordel HumanizaSUS