“Roda de conversa sobre Hábitos saudáveis, Obesidade, Diabetes e Hipertensão Arterial”

7 votos

As reuniões de equipe, realizadas pelos profissionais atuantes na Estratégia da Saúde da Família (ESF), configuram importantes momentos de discussão, reflexão crítica e tomada de decisão. Assim, é possível identificar necessidades da população adscrita e propor medidas para abordá-las.


A equipe responsável pela área 59, da UBS Potecas, observou os altos índices de usuários que apresentam diagnóstico de Pré-diabetes, Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, associado à presença de sobrepeso ou obesidade. Frente a essa realidade, planejamos um encontro, intitulado “Roda de conversa sobre Hábitos saudáveis, Obesidade, Diabetes e Hipertensão Arterial”. O intuito foi proporcionar aos usuários um momento de reflexão, sobre prevenção e manejo das comorbidades, por meio de dicas e orientações repassadas por profissionais da medicina, enfermagem, nutrição e agentes comunitários. Houve o cuidado para que as informações repassadas fossem compreendidas pelos usuários, e que as medidas propostas fossem práticas e aplicáveis a diferentes realidades socioeconômicas.


No encontro, profissionais da nutrição orientaram os usuários sobre como identificar, por meio da leitura dos rótulos, alimentos que devem ser evitados, consumidos com moderação, ou ingeridos com frequência na dieta. A enfermeira da equipe da ESF conversou sobre “trocas saudáveis”. Alimentos industrializados, consumidos rotineiramente, foram expostos, e os usuários foram orientados sobre como substituí-los por alimentos saudáveis e acessíveis no dia a dia. O médico da ESF conversou sobre prevenção, tratamento e manejo da Hipertensão Arterial. Estagiários da nona fase de enfermagem foram responsáveis por debater sobre Diabetes Mellitus.

Por fim, usuários e profissionais realizaram um lanche preparado pelas agentes comunitárias de saúde (bolos saudáveis, salada de frutas e água saborizada). O encontro proporcionou um importante momento de reflexão, confraternização, fortalecimento de vínculo entre usuários e a equipe da ESF, e empoderamento dos usuários para o autocuidado.