Projeto Terapêutico Singular foi tema de uma roda de conversa conduzida pelo professor Drº Sergio Aragaki no Sistema Prisional de Alagoas.
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas com um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Geralmente, o PTS é dedicado a situações mais complexas, buscando a singularidade como elemento central. Objetiva-se atender as especificidades de cada sujeito e cada demanda, por isso é denominado singular. Deste modo é necessário escutar e incorporar ao Projeto elementos particulares de cada sujeito, não se partindo do pressuposto de indicações terapêuticas pré-estabelecidas para determinadas condições de saúde ou doença. O cuidado em proporcionar ambientes inclusivos de debates com chances de disparar vetores de reflexividade, engajamento e implicação entre os participantes, dando voz a outros atores sociais, e não só gestores.
Consideramos um momento ímpar e rico de construção de conhecimento sobre escuta, coletividade, saúde público e a corresponsabilidade quanto a saúde mental principalmente das mulheres privadas de liberdade. A intenção foi produzir de maneira participativa que agrega o saber fazer de outros setores, atores envolvidos com o sistema estreitando laços e construindo uma rede consistente.
O Sistema Único de Saúde (SUS) continua fazendo acontecer, mesmo que em passos lentos. Acreditamos em novos e belos movimentos dentro dos Sistema Prisional pois contamos com apoio incondicional do gestor local que abraça a causa e provoca na equipe participante o desejo de mudança
Por Sérgio Aragaki
Foi um prazer ter estado com vocês, contribuindo para essa discussão tão importante relacionada à saúde das pessoas que estão aprisionadas e das que trabalham no local. Muitas trabalhadoras de diferentes profissões e equipes e que não se restringiram à área da saúde. Desde já a producão dessa rede é interprofissional e intersetorial.
Seguimos fortalecendo essa parceria.
AbraSUS!