Saudades de outros tempos do SUS
Na véspera da 8ªConferência Municipal de Saúde(2015) de meu município, me inscrevi na Rede Humaniza SUS, baixei muitos livros em PDF, ainda os guardo em meu notebook, vários deles li, outros repassei a muitas pessoas.
Tempos bons aqueles, oito anos de passaram, acompanhamos muitos retrocessos, muitos deles lutamos juntos para evitar que muitíssimas pessoas não perdessem seus direitos, ou, como na Saúde Mental, não voltassem a recebem eletrochoques, ou serem trancafiados em manicômios ou comunidades terapêuticas.
Naquele ano(2015) participei da 15CNS, minha primeira participação nacional em conferências, muito mais aprendi, e permaneço na Luta, em especial na Luta Antimanicomial.
Lembro sem saudades do tempo que se tinha(antes do SUS) a carteirinha do INAMPS, ainda guardo a minha carimbada em FEV1987 e ABR1988, pois a cada semestre tinha que ser conferido se o titular ou quem mantinha o dependente continuava trabalhando, pois se não estivesse trabalhando não teria acesso ao INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.
A militância de muitas pessoas são citadas em minhas obras literárias, muitos detalhes que podemos nos remeter o que será de nossas vidas se privatizarem o SUS, ou se fizerem qualquer outra coisa pior que já fizeram contra a Saúde Pública e o SUS, como esta redução de gastos que precariza tantos serviços essenciais à Saúde.
Sugiro a leitura de meus livros gratuitos, disponíveis no www.RoqueJR.com.br.
Por Sérgio Aragaki
Roque,
Super importante seu post. Lembra pra gente quanta luta foi feita e continua sendo feita para defesa do SUS. O SUS que além de consultas, exames e tratamentos, cuida para que tenhamos água de qualidade para o consumo; que tenhamos espaços que produzem saúde e não adoecimentos; que faz vigilância das epidemias e pandemias; que vigia pra que não consumamos produtos alimentícios e outros (de limpeza, de higiene, de beleza) que nos façam mal…
Sigamos em defesa do SUS e da Luta Antimanicomial!