SEGMENTO TRABALHADOR: Por uma Carreira Nacional do SUS

7 votos

Acho justo que representantes dos sindicatos e conselheiros do segmento trabalhador façam parte como delegados natos, pois precisamos fortalecer nossa representação institucional no SUS.

O desafio agora é unificar servidores públicos e colaboradores de OSS numa luta única pela Carreira Nacional do SUS.

Iremos para Campinas pelo segmento trabalhador. Serão três dias em que poderemos discutir com trabalhadores de todo o estado de São Paulo, 645 municípios (ver nas REGIÕES DE SAÚDE DE SP) como unificarmos a luta numa rede digital cooperativa.

A terceirização é uma modalidade de gestão que pode levar à transição de CLT para a pejotização dos serviços no SUS. A concorrência entre OSS, que precisa da diminuição dos custos do trabalho, e ao se vincular o  pagamento dos serviços do SUS pelas prefeituras com as metas e indicadores de produtividade dos profissionais da saúde, primeiro por planilhas e depois por aplicativos digitais de profissionais autônomos,  pode gerar a perda do vínculo da relação entre os profissionais, os serviços e à assistência prestada aos usuários do SUS.

Isso já está acontecendo em vários municípios.

A uberização, em que profissionais são recrutados por dispositivos digitais para trabalhar, ocorre mais facilmente com a pejotização, e este processo está mais adiantado no setor de urgências.

Para se contrapor à uberização precisamos de plataformas digitais cooperativas para nos conhecermos e organizarmos plataformas cooperativas por Regiões de Saúde de SP.

Quem for pelo segmento trabalhador poderia ser um “mídia NINJA (Narrativas Independentes Jornalismo Ativo) do segmento”. A ideia da “mídia NINJA” desencadeou as manifestações de junho de 2013. Mas ao contrário de 2013 que organizou as manifestações e depois perdeu o rumo sem um projeto de país, vamos propor a CARREIRA NACIONAL DO SUS  no Estado de São Paulo, e depois levá-la para Brasília em julho.

Precisamos reconstruir o Estado de Bem-estar Social numa Carreira Nacional do SUS por uma plataforma digital cooperativa.

Uma plataforma tendo como projeto a Autarquia Especial do Professor Gastão Wagner!