Sesapi organiza ações para controlar o aumento se casos da Covid-19 no estado do Piaui

13 votos

Sesapi organiza ações para controlar o aumento se casos da Covid-19 no estado do Piaui

Nas últimas semanas, o Piauí vem registrando um aumento significativo nas mortes por Covid-19. Segundo os dados do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o aumento tem sido da ordem de 44% nestes últimos dias.

Ontem (7), foram registrados mais 1.480 testes positivos e 38 mortes. O estado atingiu a marca de 215.140 casos de pessoas contaminadas.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, até ontem haviam 1.278 ocupados, sendo 802 leitos clínicos, 427 UTIs e 49 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 12.658 até o dia sete de abril de 2021.

Em que pesem os esforços envidados pelo governo estadual na adoção de medidas restritivas em todo o Estado,  parte da população não tem colaborado no respeito delas, principalmente nos municípios. A consequência é a explosão do número de infectados deixando o sistema de saúde em situação de alerta para um colapso no Estado.

Com o objetivo de diagnosticar precocemente as pessoas contaminadas e indicar um melhor controle dos casos de Covid, técnicos das áreas de Vigilância Epidemiológica, coordenação de Imunização, de Atenção Básica, Vigilância e Atenção à Saúde e Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), com o apoio do Ministério da Saúde, participaram hoje (8) de uma reunião técnica de alinhamento, informações e decisões para o enfrentamento da pandemia nas regionais e municípios do estado.
De acordo com Cristiana Moura Fé, diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde – DUVAS, a equipe estará reunida, semanalmente, as terças-feiras, às 10h, para realizar o mesmo diagnostico que foi realizado na data de hoje. As reuniões iniciará sempre com uma avaliação dos dados epidemiológicos da semana anterior, verificando quais foram às regiões de saúde que tiveram aumento de casos, como os notificados com óbitos, por região, para direcionar as ações de testes através do Busca Ativa, para essa região”, destacou a profissional.

Fonte de informação:

Assessoria de Comunicação SESAPI – [email protected]