A campanha do setembro amarelo dedicada à causa do suicídio já se tornou uma realidade em todo o país.
Anualmente são registrados mais de 13 mil suicídios no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. E segundo dados de uma pesquisa sobre o tema, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Trata-se de uma triste realidade se saúde pública que precisa ser enfrentada.
Neste mês, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, através da sua gerência de atenção à saúde mental, desde o dia 15 vem realizando diversas ações virtuais, com o propósito de debater a importância da saúde mental com foco no suicídio.
Existem duas fases relevantes da abordagem do contexto suicida: a fase da prevenção e a fase da posvenção. Enquanto a prevenção visa a redução dos suicídios, a posvenção preocupa-se com cuidado com os sobreviventes no que diz respeito ao pós-suicídio de um ente querido. (Fukumitsu, 2013)
No dia 17 deste mês, a SESAPI disponibilizou para a sociedade, através do seu portal, a “Cartilha de Posvenção do Suicídio”.
O documento trás uma serie de orientações para a população sobre como lidar com o momento após o suicídio, uma vez que estudos mostram que um caso pode afetar diretamente até 14 pessoas de maneira direta na questão de sua saúde mental.
Socorro Milhomem, técnica de referência da gerência de atenção a saúde mental e coordenadora do grupo de trabalho interinstitucional de prevenção ao suicídio, fala que a cartilha trás orientações importantes que podem ajudar as pessoas a passarem pelo momento do luto pós suicídio da melhor forma possível.
“Nós decidimos elaborar essa cartilha com orientações para aquelas pessoas que perderam entes queridos para o suicídio. Entre os vários pontos que esse material aborda, temos orientações sobre como lidar com o momento do luto, além da importância da busca de ajuda com serviços e profissionais especializados”, destaca a profissional.
A cartilha está disponível na aba de Avisos e informes da pagina online da Secretaria de Estado da Saúde.
A cartilha pode ser acessada clicando aqui! http://www.saude.pi.gov.br/uploads/warning_document/file/810/Cartilha_de_Posvencao_do_Suicidio.pdf
Referência:
Assessoria de Comunicação SESAPI – [email protected]
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Emília Alves pela divulgação da Cartilha de Posvenção do Suicídio. Tudo a ver com o Setembro Amarelo. Congratulações ! Muito importante orientar pessoas que perderam seus entes queridos para o suicídio.