SUS em Fotos em Gaspar SC

5 votos

Ao chegar na Policlínica de Gaspar para uma consulta o usuário se surpreendeu. Fotos de atendimentos de saúde… mas quem são estas pessoas? Não reconheço ninguém? Por que estão aqui nas paredes, nas escadarias. A cada degrau vê mais e mais imagens, grandes em preto e branco, cheias de saúde!. Opa! Aquelas ali eu reconheço! São da minha unidade de saúde! Esta é a minha enfermeira! Lembro deste dia! E aquela ali é do dentista, reconheço ele! E assim vais despertando em reconhecer as imagens do próprio sus que frequenta. Lindas fotos, cheias de vida! Quanta coisa este sus atende?

E assim foi a exposição do SUS em Fotos em Gaspar.

Ao final da semana 24 08 2018 das 14 as 16h uma roda de conversa com os trabalhadores das unidades de saúde com o autor da exposição SUS em Fotos, Radilson Carlos Gomes.

Histórias relembradas, talentos descobertos. Isso mesmo, quem fez a fotos do SUS de Gaspar, retratando todas as unidades de saúde do município foi o Terapeuta Ocupacional Denis Valim. E chegamos a conclusão de que ele conseguiu integrar as duas exposições, trouxe para o SUS de Gaspar a mesma saúde valorizada nas fotos da exposição nacional. Revelou se mais um talento!

Falamos da importância da integração arte e saúde, o quanto pode ser ativador da saúde. Além disso debatemos a amplitude do SUS suas múltiplas ações e espaços que ocupa e a necessidade de valorizarmos cada vez mais este sistema como público, universal, integral e equânime. Alguns trabalhadores também apontaram que este movimento de fotografar as unidades de saúde e os trabalhadores como um modo de valorização do trabalho e do trabalhador do SUS. Também abordamos a importância de ter licença/autorização das pessoas para retratá-las e o quanto isto contribui na espontaneidade para as imagens. Segundo Radilson as pessoas lhe “dão” a foto e não ele “tira” a foto.

Veja aqui as fotos do evento Roda de conversa com Radilson e trabalhadores e gestores do SUS de Gaspar incluindo o Secretário Roberto Pereira  e representantes do Comitê Regional de Humanização.

https://www.flickr.com/photos/[email protected]/albums/72157701053414314