Sustentabilidade em dose tripla no Hospital de Base de Bauru

13 votos

Sustentabilidade em dose tripla no Hospital de Base de Bauru

As refeições dos pacientes internados no Hospital de Base de Bauru (HBB) ganharam um gostinho especial. Orégano, manjericão, cebolinha, salsa, hortelã, tomilho estão entre as 135 mudas de ervas e hortaliças que vão levar mais aroma, nutrição e saúde para as refeições dos cerca de 840 pacientes internados mensalmente. As hortaliças são plantadas em terra orgânica livre de qualquer tipo de agrotóxico, que são verticalmente estruturados em 10 paletes e regados com água proveniente da chuva.

Estrutura é feita em paletes e terra orgânica

O projeto começou em janeiro de 2020 e transformou um canto do fundo da cozinha do hospital. O investimento foi de R$ 800, com a compra de mudas e preparo estrutural da área física.

Projeto Lacre Solidário

O Hospital de Base lançou em 1º de fevereiro de 2021 o Projeto Lacre Solidário. A iniciativa é das Comissões de Humanização e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do HBB e tem como objetivo mobilizar os colaboradores do hospital a doarem lacres de alumínio. A arrecadação desses lacres proporcionará a aquisição de cadeiras de roda – um dos dispositivos que promove mais autonomia e locomoção de pessoas com deficiência de mobilidade. A cada 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacre é possível adquirir uma cadeira de rodas.

Para os idealizadores do Projeto, minimizar o impacto ambiental gerado pela produção e consumo de latas de alumínio, incentivando a reciclagem, e difundir a solidariedade entre a população interna do Hospital está entre as metas da proposta.

O projeto conta com a parceira da empresa bauruense Alemão Sucata e Reciclagens, que receberá da APAE Bauru os lacres arrecadados no Hospital de Base.

Projeto bandeja de ovos

Você sabia que uma bandeja vazia equivale a 1 ovo que beneficia instituições sociais? Essa é a proposta de mais um projeto socioambiental do Hospital de Base de Bauru. As bandejas são separadas pela equipe do SND (Serviço de Nutrição e Dietética) do HBB e cada uma delas rendeu a primeira entrega (de muitas) que vai contemplar as crianças atendidas pela Creche Sementinhas, localizada na Vila Independência, em Bauru/SP. A primeira entrega foi feita em março de 2021. Atualmente, o hospital tem um consumo médio de 50 a 70 bandejas de ovos por mês.

O Projeto Bandejas de Ovos Solidárias é coordenado pela Comissão de Gerenciamento de Resíduos do HBB. Com esta iniciativa, as bandejas deixaram de ser descartadas em resíduo comum. “Trata-se de uma dinâmica simples, que ajuda sempre quem mais precisa”, comenta Aristides Sebastião Junior, mentor do projeto.

Hospital de Base de Bauru implanta projetos

Saiba mais em:

https://hbb.famesp.org.br/imprensa.php?mnu=16&id=1509

https://hbb.famesp.org.br/imprensa.php?mnu=3&id=1571

https://hbb.famesp.org.br/imprensa.php?mnu=15&id=1600