TDAH- DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE Conceito- Medicação

15 votos

TDAH – DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

 

Antes de realmente começar abordar nesse artigo o assunto principal gostaria de me dirigir a você caro leitor com o seguinte questionamento.
E como vai os estudos do seu filho? você obtém muita reclamação escolar? Os professores informam que não sabem lidar com as atitudes em sala de aula do seu filho? ou você já obteve um pré diagnostico escolar aonde foi informado que seu filho poderia possuir TDAH (déficit de atenção hiperatividade) e mesmo assim ignorou essa possibilidade por acreditar que transtorno não possa vir afetar seu filho, pois teve uma infância saudável e seu desenvolvimento sempre foi mais rápido em relação as outras crianças.

    Bom ao decorrer do assunto vamos estar tirando pequenas duvidas sobre o que seria o TDAH, qual a medicação mas utilizada, as áreas cerebrais afetada e assim sucessivamente. Um dos fatores principais de quem possui Déficit de atenção e Hiperatividade são considerados crianças mais imaturas que os outros da mesma idade. Esse levantamento foi confirmado com pesquisas aonde as taxa de amadurecimento apresentava com baixa elevação diferentes nos casos de crianças sem o transtorno.
Conforme o estudo dos casos de transtorno, a área cerebral responsável por controlar os movimentos seria (o córtex motor) aonde ocorre o amadurecimento mais cedo. Esse fator poderia justificar porquê crianças hiperativas são capazes de sair mais cedo do berço, falar muito mais cedo que outros bebes , escalar com facilidade,correr e andar mais cedo que o esperado.

      Porém outro lado das áreas do córtex frontal aonde é responsável por regular o comportamento e permite desenvolver atenção percebesse-se conforme os estudos cerca de três anos de atraso no seu amadurecimento pois durante atividades que demandam maior esforço mental o cérebro fica mais lento aonde vem ocasionar a hiperatividade e o deficit de atenção.
A pessoa que possui TDAH é dividida em dois pontos, o da distração e o hiperfoco e muitas vezes ocorre acusações como “você só presta atenção no que quer”. Porém infelizmente quem possui esse transtorno tudo que exija mais atenção e que seja massivo se torna estressante, Porem por alguma razão o mecanismo de BOTTOM-UP é ativado no mesmo estante quando a atividade se remete ser prazerosa e de seu interessasse.

     Definição de BOTTOM-UP ( Região evolucionariamente do cérebro, localizada na parte “de baixo” região que controlam os centros do medo e do prazer, ligados aos mecanismos básicos de instintivos de manutenção da vida.

Áreas Cerebrais mais afetadas por portadores de TDAH;

Os mais recentes estudos descrevem o que acontece nos cérebros das pessoas portadoras do transtorno de TDAH aonde podemos listar algumas áreas afetadas como:
⦁ Os lobos frontais: Aonde ajudam na manutenção de atenção ás tarefas e objetivos, manter o foco, promover melhores decisões e planejamentos;
⦁ Os mecanismos inibidores do córtex: Promovem comportamento adequados, inibindo aqueles impulsos desastre;
⦁ O Sistema Límbico: É a base de nossas emoções e mantem a “Vigilância” afetiva, aonde provoca mudança de humor; Normalmente o sistema límbico regula também o ritmo cardiano( ciclo do sono/Vigília)
⦁ O sistema Reticular:

Tratamento do TDAH com medicação:

        Ao ocorrer o diagnostico do transtorno do Deficit de atenção a primeira e tradicionalista linha defendida de de ação seria medicamentosa porém quem acredita que esse seja o caminho principal tudo seria visto como um acessório para se livrar do problema real. Ao passar do tempo foi verificado que é necessário uma abordagem multidisciplinar pois esse meio medicamentoso seria apenas uma parte do desenvolvimento principal do transtorno.
Os medicamento mas indicados são os Psicostimulantes sua ação é por meio de potencializar o metabolismo do neurotransmissor dopamina. Aonde são medicação apenas adquiridas com prescrição medica de “tarja-preta” aonde atuam no sistema nervoso central podendo ocasionar se ocorrer abuso do uso dependência.
Temos disponíveis no Brasil algumas medicações.
Estes medicamentos podem ser encontrados de duas formas de liberação, ação rápida na qual os efeitos aparecem em menos de 15 minutos e a duração máxima de três a quatro horas. Também existe a formulação LA- Longo alcance aonde a droga é liberada em dois momentos principais ao longo do dia, o que permite a cobertura entra 8 e 12 horas apos a ingestão.

Principais efeitos colaterais e mais comuns:

⦁ Insonia
⦁ Surto Psicotico
⦁ Tontura
⦁ Aumento da pressão arterial
⦁ Irritabilidade e variação de humor
⦁ Falta de apetite e perda de peso
⦁ Náuses ou dores Abdominais

         Apesar de existir grande quantidade de medicações para um tratamento é possível sim, a não utilização desse meio dando a entrada para atividade de psicoterapias, meditação, nutrição, biofeedback até mesmo utilização de palavras cruzadas .
Aonde o objetivo principal é minimizar o deficit de atenção trazendo uma melhora no estilo de vida de quem possui esse transtorno, portanto podemos concluir que o TDAH deverá possuir tratamento mais adequado com auxilio médico ou psicologo até mesmo terapêutico para poder descobrir exatamente um meio melhor de conseguir auxiliar o transtorno com a rotina.
Por fim deixo as seguintes palavras, todos temos nosso tempo para fazer determinas coisas, não acelere ou pressione quem possui uma maneira mas lenta pois nossa tranquilidade não depende do resultado final mas sim das vitorias diárias.

REFERENCIAS:
COSTA, Cláudio. Trastorno de deficit de atenção om ou sem hiperatividade. IPEMED, Abril 2018.
Amorin,Cacilda,TDAH- deficit de Atenção e de hiperatividade. IPDA instituto paulista de Deficit de atenção.São Paulo.
Imagem, Saude Ativa cuidar de você: uma atitude que só faz bem. 2008-2017.