Finalizando a disciplina informática aplicada a saúde e com base em nossos estudos e pesquisas, eu e meus colegas do Centro Educacional Idete, através do Instituto Brasileiro Geográfico Estatístico (IBGE), concluímos que uma em cada cinco estudantes já sofreram violência sexual.
Visto que mais de 20% das adolescentes de 13 a 17 anos diz já ter sido tocada, manipulada, beijada ou ter tido partes do corpo expostas contra a sua vontade.
E 8,8% das meninas nessa idade já foram forçadas ao sexo, a maioria antes dos 14 anos.
Dentre estudantes da rede privada de ensino houve mais relatos desse tipo de violência do que dentre os da rede pública: 16,3% contra 14,4%.
Agressores costumam ser pessoas próximas, na maioria dos casos, sendo 29,1% namorado ou namorada e 24,8% amigos.
Pelo menos 21,0% dos adolescentes de 13 a 17 anos afirmaram terem sido agredidos pelo pai, mãe ou responsável alguma vez nos doze meses anteriores à pesquisa.
Já 13,2% relataram já terem sido vítimas de agressão física perpetrada por outra pessoa que não seja o pai, mãe ou responsável.
Portanto , temos em vista que esse é um grande problema para a população Brasileira, e que são justamente essas pesquisas que podem nortear a uma breve solução, através das mesmas, o governo poderá envestir em programas socioeducativas, que possam ter impacto na vida dessas pessoas, com programas de auto ajuda, para que essas pessoas se sintam acolhidas e a vontade pra ter coragem de falar, e sim denunciar esses agressores, o resto será com a justiça.