Uma prosa ao vivo e à cores no Crato CE

9 votos

Na distância do virtual iniciamos o Projeto Prosa RHS, sementida gerada pela querida Jacqueline Abrantes.

Sonhamos juntos: Rádio Literária Carrapato, UBS Granjeiro 2, Rede Humanizasus.

Sonhamos juntos tantos outros, pessoas de verdade que realizaram um projeto, com a força do SUS, com afetos e amizades. Laços, conexões, contatos, temas e posts.

Construirmos um diálogo com a população do Crato CE, com os colegas de muitas partes do Brasil em rede, em rádio, por podcast.

Quando se acalenta um sonho, se busca realizar… Sonhamos com a caravana RHS no Crato, programa ao vivo! Uma viagem que parecia distante, unida pelo sonho.

A pandemia um grande desafio, vivenciamos 2 anos de encontros aos sábados a tarde, coladinhos ao pé do rádio, nas caixinhas de som nos postes da comunidade, pela internet.

Mas junto aos sonhos vive a chama da persistência. Chegou o momento que o encontro se fez possível, não com toda a caravana como desejamos, mas a RHS chegou ao Crato CE, à Radio Literária Carrapato e a UBS Granjeiro 2!

Conheci (Patrícia) em fim a querida Erika Formiga, o querido Samuel Nascimento e também a Keila Formiga, enfermeira da UBS do Baixio das Palmeiras, irmã de Erika.

O acaso nos conectou pessoalmente também com Faustino Pinto do Mohan em Juazeiro do Norte CE, companheiro de lutas em favor do SUS e muitas lives compartilhadas por estes tempos vividos. E assim a distância se desfez e os encontros aconteceram.

Também encontrei os residentes da URCA (Universidade Regional do Cariri), pra falar da Rede Humanizasus. Estavam lá Isabel e Anelise que já conhecíamos pelo virtual e muitos profissionais de saúde em formação, para reafirmar a humanização como politica pública e a RHS como espaço de conexão e compartilhamento de experiências.

Vi um sonho-realidade, uma rádio comunitária bem no pé da Serra do Cariri, no Cratinho de Açúcar. Um trabalho comunitário onde a saúde se mistura com arte, cultura e trabalho social. Uma saúde coletiva como desejamos no SUS.

     

A sede do Carrapato Cultural, com rádio, biblioteca, Maracatu, Reisado, bombas de sementes, projeto ambiental de reciclagem de óleo e lixo. E um coletivo em cogestão. Desafios de fazer acontecer, mas com força e determinação. Respeitando o protagonismo e as diferenças, do jeitinho que a gente acredita.

O SUS que dá certo com mapa inteligente da comunidade, portas abertas, cantinho do chá e horta medicinal. E os residentes (URCA) em ação!

Encontrei um Brasil que honra seu chão, sua cultura ancestral, em especial sua gente. Sabe ser hospitaleiro como poucos. Nos faz até levar consigo um pedacinho do sotaque, muitas fotos para lembrar e o desejo de voltar em breve.

Ah e a Rádio Cafundó? Ficou pra outro encontro, afinal sempre devemos deixar um motivo para voltar aos lugares que amamos.

Agradeço imensamente a Erika e sua família pelo acolhimento. Estive em casa a cada momento com Dona Iraci matriarca, que inspira a todos com sua energia boa e alegria de viver, com a Sara, que me fez voltar a infância de minhas filhas, com seu “dia do SIM” e “semana mãe e filha” ao completar seus  9 anos, com alegria, apontando para um futuro de um Brasil que seja feliz e justo para todos.

E claro que não poderia fazer um agradecimento especial ao Nick que me deu todo seu carinho, muitas rosnadas e colinhos.

E também quero deixar aqui meu carinho a minha filha Luísa, companheira de viagem, que me encorajou a realizar este sonho.

E o Minuto Mais Saúde ao vivo? Ainda não foi possível, pois a Rádio se encontra em reformas. Mas em breve teremos outros programas, novas conexões e mais um motivo para viajar ao Crato e, quem sabe, com toda a caravana da Prosa RHS.