UNOESTE utiliza Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para capacitação em ESF de São Paulo

13 votos

A Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) insere os estudantes do Curso Médico, desde o primeiro termo, em sete Estratégias Saúde da Família (ESFs) nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
A Metodologia Ativa da Problematização é utilizada nas Unidades de Saúde nos Ciclos Pedagógicos, nos quais são criados Planos de Ação para resolver Problemas de Saúde enfrentados pela Comunidade local.
Um dos Planos, desenvolvido pelos acadêmicos de Medicina, esteve relacionado a ações para combater as doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e pulmonares. Estudantes organizaram uma Roda de Conversa com a Comunidade explicando que esse tipo de complicação de saúde causa 41 milhões de mortes por ano no mundo — o que equivale a 70% de todos os falecimentos. Após a Roda de Conversa, os facilitadores refletiram com os estudantes sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU como metas para o ano de 2030. De acordo com a agência da ONU, 85% dos óbitos citados anteriormente, ocorrem em países em desenvolvimento.
Os Facilitadores também comentaram que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) nº 3 — sobre saúde e bem-estar — prevê que uma redução em um terço das mortes causadas pelas enfermidades não transmissíveis.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Promoção à Saúde desenvolvida na ESF.

Referências:
Doenças crônicas não transmissíveis matam 41 milhões de pessoas no mundo.
Disponivel em:
nacoesunidas.org/doencas-cronicas-nao-transmissiveis-matam-41-milhoes-de-pessoas-mundo/ amp/.