Sobre:

Boa tarde! Me chamo Clodoaldo Lopes da Silva, tenho formação em Turismo-Bacharelado-(CESMAC) e Psicologia-Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogos-(CESMAC). Especializações em: Docência do Ensino Superior (CESMAC); Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola(UFAL); e MBA em Gestão de Pessoas(UNIT). Atuo como: Psicólogo clínico com formação em Gestalt Terapia(Presencial e on-line); Psicólogo hospitalar(Hospital Ib Gatto Falcão); Estou diretor, coordenador pedagógico e professor em cursos de especialização com as disciplinas: Humanismo, Ética e Bioética; Diversidade Cultural e Arteterapia em Saúde Mental; Atenção Psicossocial do Adulto ao Idoso; Tópicos Especiais em Sexualidade Humana e Saúde Mental; Psicologia e Psicopatologia do Envelhecimento; Oficina Prática de Estimulação Cognitiva em Gerontologia(UNICORP FACULDADES); Professor em cursos técnicos em Saúde (Escola Santa Juliana); Psicólogo no projeto de convivência e fortalecimento de vínculos com a população LGBTQIA+ na comunidade Petrópolis-Maceió-AL. Conhecimento é transformação e conhecimento parado não é conhecimento.

Interesses:

Saúde mental; Humanismo; Ética; Psicologia; Psicossomática; Psicologia hospitalar; Gestalt; SUS; Bioética; Sexualidade humana; Gênero; LGBTQIA+…

Formação:

Psicologia. Especialista em Docência do Ensino superior; MBA em Gestão de Pessoas; Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola.

Relato de experiência na disciplina Humanização e Formação em Saúde/FAMED/UFAL

Quantas modificações estamos a sentir/passar neste momento de pandemia? Não esperávamos, também, que esta maravilhosa e importantíssima disciplina: Humanização e Formação em Saúde, fosse ter que ser ofertada de forma remota através de aulas às quintas-feiras por quase três meses utilizando a plataforma do Google Meet. Foi algo diferente, não podermos nos conhecer pessoalmente, nos […]

Atendimento psicológico presencial X on-line: Quem cuida da saúde mental?

Os atendimentos on-line cresceram desenfreadamente nos últimos meses. Desde as modificações/adaptações, devido a pandemia, a procura por processos psicoterápicos tiveram sua alta em muito pouco tempo. No que tange a saúde mental, o atendimento presencial deslocou-se para o on-line meio que pressionado como um rolo compressor a urgência de problemas tando individuais quanto coletivos da […]