Valorização do trabalho dos profissionais da APS no combate a Pandemia COVID-19

7 votos

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em 15/05/20, apresentou o edital APS Forte no SUS – no combate à pandemia visando o intercâmbio de experiências para a divulgação das práticas inovadoras adotadas na APS e à premiação APS Forte no SUS para reconhecimento público das experiências bem-sucedidas.

Neste sentido, foram inscritos diversos trabalhos nas 08 (oito) áreas determinadas pela plataforma APS, os quais foram selecionados na primeira etapa da iniciativa 43 (quarenta e três) experiências do Estado de Alagoas, distribuídos nos seguintes Municípios, 21 (vinte e um) em Arapiraca e 03 (três) em Coruripe, 01 (um) em Feira Grande e 18 (dezoito) em Maceió.

A Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) tem como uma de suas ações incorporadas a organização, a orientação, o acompanhamento e a avaliação das Políticas Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e da Política Nacional de Humanização (PNH) no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Consideram-se como ações de PNH a realização das práticas de suas diretrizes: Valorização do trabalho do trabalhador, Acolhimento, Ambiência, Gestão Participativa e Cogestão entre outras, por meio de rodas de conversas realizadas nas visitas técnicas para monitoramento, avaliação, capacitação e treinamento dos profissionais de saúde.

Diante deste cenário, a CGDRH, objetivando trabalhar a diretriz da PNH da valorização do trabalho do trabalhador, realizou em setembro uma ação para premiação e reconhecimento dos profissionais da APS que tiveram as suas experiências selecionadas neste primeiro momento. Assim, as equipes de PNH, PNEPS e APS da SMS realizaram 06 (seis) visitas técnicas para entregar os certificados de reconhecimento e os quadros decorativos com mensagens positivas aos profissionais dos serviços de saúde das equipes de consultório na rua Hamilton e Durval Duarte Falcão, Distritos Sanitários (Sede da SMS), além das Unidades da Saúde da Família José Araújo, Dídimo Otto Kummer e João Sampaio.

Destarte, a proposta foi dar continuidade às práticas de ensino no serviço, fortalecer as políticas com os Profissionais de Saúde, reconhecer a autonomia dos sujeitos e assim, promover a visibilidade das experiências em meio à Pandemia COVID-19. Por fim, destacou-se a capacidade dos trabalhadores de renovarem práticas e reestruturarem os seus processos de trabalho.